Por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô –, a Trensurb está promovendo a Coletânea dos Artistas Gaúchos, projeto cultural que busca destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 14 artistas participantes da Coletânea. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
Neste mês, a Coletânea destaca obras do artista Ubiratan David Sanches Fernandes, autodidata em desenho e escultura, dedicando-se em estudos de pintura e desenho na faculdade de Belas Artes de Barcelona, entre 1991 até 1992. Suas inspirações vêm de momentos que ele vive no cotidiano, como situações de trabalho e em contato com a natureza.
Desde quando tu produzes arte? Como foi tua trajetória?
Ubiratan Fernandes - Faço arte desde criança, os processos apenas ficaram mais cheios de conhecimento e experiências.
Quais são tuas principais inspirações artísticas?
Ubiratan Fernandes - Inspirações é todos os dias trabalhando, quando vem alguma coisa boa é porque existem anos de trabalho atrás. Também de diálogos, cadeiras, demências, preocupações sociais e pandêmicas e loucuras do homem contemporâneo.
Como é teu processo criativo?
Ubiratan Fernandes - Processo é o trabalho, observações do meio no qual estou inserido me levam a refletir e criar processos artísticos sobre todos os assuntos contemporâneos.
O que motivou a escolha das artes para a Coletânea? O que elas significam para ti?
Ubiratan Fernandes - Estou inserido em um contexto onde eu tenho que participar e mostrar meu ponto de vista sobre os assuntos pro mundo, sou uma mistura de várias coisas e áreas diferentes, fotografia, pinturas, esculturas, instalações, desenhos e entre outros.
Como vês o projeto Coletânea dos Artistas Gaúchos, produzido pela Trensurb?
Ubiratan Fernandes - Vejo que é uma aproximação do trabalho dos artistas com o cidadão comum, acho fantástico isso.
Nos teus engenhos com resultados tridimensionais usando materiais reciclados e ou descartados há uma poética que poderíamos chamá-la de uma “replumagem da phoenix”?
Ubiratan Fernandes - Replumagem é um termo lindo, pode ser, mas deixo pro público criar suas próprias definições.
A natureza em si já é uma obra de arte?
Ubiratan Fernandes - A natureza é a própria arte, tudo vem dela, tudo.
Numa forma inconsciente, a tua obra pode nos remeter para uma arte rupestre da modernidade?
Ubiratan Fernandes - Sim, pode, acho até necessária uma reflexão sobre a velocidade das coisas, tipo um freio na loucura moderna.
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.