Após um hiato devido às restrições de comunicação durante o período de defeso eleitoral, a Trensurb retoma a Coletânea dos Artistas Gaúchos nesta quarta-feira (16), apresentando obras da artista Graça Tirelli. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
Para Graça Tirelli, o projeto “é uma iniciativa de vital importância, para que o público em geral e especificamente que frequenta a Trensurb, tenha acesso à arte, conheça alguns artistas gaúchos, suas leituras de mundo, democratizando e popularizando a arte. As obras selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são pinturas em acrílico sobre tela, produzidas em 2018 e 2019, parte da série Vitrines do Rock. São intituladas Meu Nirvana, Over Rock e I Love My Pet. Segundo a artista, a série destaca “os elementos que fizeram parte de uma mudança profunda da nossa sociedade, transformaram as gerações subsequentes em inúmeros aspectos: música, arte, cinema, moda, enfim... Nossa maneira de ver e aceitar o diferente, dando uma abertura maior, no pensamento e no jeito de sermos como cultura contemporânea”. As obras da série, diz ela: “Significam a minha experiência, vivência de modo simultâneo deste movimento”.
Nascida em Alegrete, Graça Tirelli gradou-se em História e Filosofia, cursou Estética da Arte, Pintura e Aquarela e Pintura Mural. Faz parte do elenco que recupera o mito e o transforma em arte. Os símbolos que registra e renova com a sua invenção são pintados como inscrições. Em sua trajetória, foi contemplada com 13 premiações regionais, nacionais e latino-americanas. Tem em seu currículo 23 exposições individuais e 60 exposições coletivas nacionais e internacionais, além de cinco exposições virtuais ao longo de 2020 e 2021.
Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Débora Irion, Graça Craidy, Maria Clara Leiria dos Santos, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 9,8 mil exemplares, disponíveis para os 7,8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Coletânea na Galeria Mario Quintana
A Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, está recebendo a segunda exposição destacando obras que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. Em cartaz até 28 de fevereiro, a mostra apresenta trabalhos das artistas Mariza Carpes, Débora Irion e Graça Craidy. Serão, no total, cinco exposições, produzidas com o apoio do Sesc-RS, parceiro da Trensurb na manutenção da galeria. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três artistas participantes da Coletânea.
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.