Por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô –, a Trensurb está promovendo a Coletânea dos Artistas Gaúchos, projeto cultural que busca destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 14 artistas participantes da Coletânea. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
Neste mês, a Coletânea destaca obras da Maria Clara Leiria. Natural de Pelotas, Maria Clara foi professora de artes em escolas estaduais de primeiro e segundo grau em Alegrete e Bagé, com formação pela UFPel. Pós-graduada em Artes Visuais pela URCAMP, de Bagé, dirigiu o Museu de Gravura Brasileira, da mesma instituição. Organizou e coordenou cursos para o projeto de artes plásticas do Dança Alegre Alegrete em pintura, escultura e gravura em metal. Ministrou aulas de pintura e desenho na Faculdade de Arte da URCAMP. Fez cursos de pintura e porcelanato com Berenice Unikowsky, Clara Pechanski e Carlos Wladimirsky, curso de escultura em mármore e gravura em metal pela Universidade de Cuba. Realizou diversas exposições individuais e coletivas em Porto Alegre, Bagé, Pelotas e Alegrete e participou de salões em Montenegro, Bento Gonçalves e Santana do Livramento. Atualmente, desenvolve seu trabalho no Ateliê Leiria.
Confira a seguir a entrevista que realizamos com ela a respeito da participação no projeto e sua obra.
Desde quando tu produzes arte? Como foi tua trajetória?
Maria Clara - Pinto desde 1985. Me formei em 1971 na UFPel. Primeiro atuei como professora de segundo grau, mas senti que necessitava ter o meu trabalho de pintura, até para os alunos era importante. Em 1985, por um empurrão da artista Berenice Unikowsky, comecei a desenhar e depois pintar.
Qual é a tua grande inspiração artística?
Maria Clara - O artista que mais gosto e que mais me influenciou e influencia até hoje é Iberê Camargo.
Como é teu processo criativo?
Maria Clara - Escolho as tintas e o acaso me leva a forma figurativa ou abstrata.
Qual o papel da cor na tua obra? E porque as mulheres, na maioria das vezes, são o tema das tuas pinturas?
Maria Clara - Monocromático ou policromático, depende do motivo ou da ocasião. Sou amante da cor. A cor me domina, por isso o meu trabalho é bastante colorido. A mulher, talvez por ser mulher, me serve como inspiração.
Na tua estada alegretense, sentiste a influência dos pintores que viveram por lá, como Paulo Houayek, Júlio Moura, Gertrudes Bado, entre outros?
Maria Clara – Não. Desses artistas, nenhum me influenciou. Gosto deles, mas não têm influência na minha trajetória.
O que motivou a escolha das artes para a Coletânea?
Maria Clara - Por serem as últimas com papel artesanal, diferente da tela. Foi por isso que escolhi.
O que elas significam para ti?
Maria Clara - Uma produção única parida por mim num momento de criação.
Como vês a Coletânea dos Artistas Gaúchos produzida pela Trensurb?
Maria Clara - Iniciativa muito significante essa da Trensurb. Acho que a arte tem que estar em todos os lugares e, principalmente, onde o povo está. Sair das galerias. E a Trensurb, eu acho que é um lugar excelente pra mostrar a arte e pra divulgar inclusive o artista.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.
TRENSURB PREPARA REFORÇO NA MOBILIDADE PARA ATENDER DEMANDA DE PASSAGEIROS AO TÉRMINO DO GRE-NAL
Na noite de sábado (19), Trensurb disponibilizará ônibus, conforme demanda, transportando torcedores da Estação Anchieta diretamente até Mathias Velho, das 23h30 até a 0h15.
TRENSURB PROJETA RECONSTRUÇÃO DA VIA PERMANENTE SOBRE PONTE DO RIO GRAVATAÍ EM TRÊS DIAS
O próximo feriado possibilitará que a obra neste trecho seja realizada em sua totalidade, para isso serão necessárias alterações na operação.