Notícias

COLETÂNEA DOS ARTISTAS GAÚCHOS: PROJETO DA TRENSURB DESTACA A ARTE DE BEATRIZ BALEN SUSIN

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca da Trensurb, projeto divulga, na segunda-feira (16), imagens de obras da artista por meio das redes sociais e do Canal Você.
13/01/2023

Na segunda-feira (16), a Coletânea dos Artistas Gaúchos apresenta obras da artista Beatriz Balen Susi. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente (após hiato durante o período eleitoral), imagens de três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As imagens também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

Para Beatriz Balen Susin, “a Coletânea dos Artistas Gaúchos visa difundir, de forma ampla e louvável, a importância da Arte como expressão coerente de cada artista com o seu tempo”. As obras selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são parte da série Demasiado Humano, produzidas em 2008 por meio da técnica de acrílica sobre madeira. Segundo ela, “o movimento das figuras das obras se assemelha ao das pessoas que diariamente usam estas vias [do metrô] para o seu ir e vir”.

Nascida em Caxias do Sul, Beatriz cursou artes plásticas e música. Durante sua trajetória artística, foi contemplada por diversas premiações, entre elas: o 1º lugar no Concurso da Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS) de 1966; o Prêmio Pintura 71 – Curso Internacional de Teresópolis (RJ), em 1971; a Medalha de Ouro do Salão da Ferrovia do Rio de Janeiro (RJ), em 1979. Também já foi indicada a prêmios como o Açorianos de Pintura e tem em seu currículo 42 exposições individuais e 80 exposições coletivas, no Brasil e no exterior. Participam também da Coletânea: Liana TimmZoravia BettiolClara PechanskyMariza CarpesDébora IrionGraça CraidyGraça TirelliRita Gil, Maria Clara Leiria dos Santos, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Mirian Tolpolar e Ubiratan Fernandes.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 10,4 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Coletânea na Galeria Mario Quintana

A Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, está recebendo a segunda exposição destacando obras que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. Em cartaz até 28 de fevereiro, a mostra apresenta trabalhos das artistas Mariza Carpes, Débora Irion e Graça Craidy. Serão, no total, cinco exposições, produzidas com o apoio do Sesc-RS, parceiro da Trensurb na manutenção da galeria. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três artistas participantes da Coletânea.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .