A partir desta terça-feira (16), a Coletânea dos Artistas Gaúchos apresenta obras do artista Ubiratan Fernandes. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, imagens de três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As imagens também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
“A Coletânea dos Artistas Gaúchos foi um convite do antigo coordenador, eu penso que estar ao lado dos usuários no dia a dia das viagens dos mesmos ajuda a aproximar a arte e a empresa. Acho um projeto muito importante, que continue”, afirma Ubiratan. As produções selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são duas pinturas e um mural feito com 45 mil tampas de garrafa pet. “Sou um artista engajado em causas sociais e procuro através do meu trabalho levar reflexões sobre a vida contemporânea nas grandes cidades”, explica o artista.
Artista independente, Ubiratan Fernandes é autodidata em desenho e esculturas, mas estudou pintura e desenho, formalmente, na faculdade de Belas Artes de Barcelona, de 1991 a 1992. Além disso, o artista levou primeiro lugar na categoria de desenho em 1987, premiação da “Fenarroz Cachoeira do Sul”, no Salão Cachoeirense de Artes. Sendo um artista dedicado, Ubiratan tem participado de exposições pelo Brasil e pelo mundo desde 1986 até 2017, com grande destaque em exposições em Porto Alegre e Gramado, como a exposição coletiva da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 2009, e a exposição coletiva de esculturas no Centro Cultural do Hotel Le Chateau, em Gramado (2010). Já em 1991, ele participou de uma premiação individual de pinturas no Centro Pasatge, em Barcelona, onde teve a chance de expor suas obras fora do seu país de origem. Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Débora Irion, Graça Craidy, Graça Tirelli, Rita Gil, Beatriz Balen Susin, Bernardete Conte, Maria Clara Leiria, Miriam Tolpolar e Carlos Wladimirsky.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 11,5 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Coletânea na Galeria Mario Quintana
A Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, está recebendo a terceira exposição destacando obras que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. Em cartaz até 31 de maio, a mostra apresenta trabalhos das artistas Graça Tirelli, Rita Gil e Beatriz Balen Susin. Serão, no total, cinco exposições, produzidas com o apoio do Sesc-RS, parceiro da Trensurb na manutenção da galeria. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três artistas participantes da Coletânea.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.