Nesta quinta-feira (15), a Coletânea dos Artistas Gaúchos apresenta suas últimos obras em destaque, produzidas por Carlos Wladimirsky. O projeto foi desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgaram, mensalmente (com hiato no período eleitoral), imagens de três obras de cada um dos 14 artistas participantes. As imagens também foram veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria da Coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
“Acho um belo projeto”, diz Carlos Wladimirsky sobre a Coletânea. “É importante esta iniciativa, de possibilitar que pessoas que tem pouco contato com as artes visuais tenham essa experiência poética”, complementa. As produções selecionadas pelo artista para integrar a Coletânea são desenhos em técnica mista produzidos em 2020, intitulados Os mundos de Alice. “São obras significativas de minha produção”, afirma. “Cada desenho possui várias camadas gráficas e aguadas de cor, no papel de algodão. Meu trabalho é um resgate de uma memória primitiva e antropológica da história da humanidade. E isso acontece criando imagens poéticas”, relata o artista.
Natural de Porto Alegre, Carlos Wladimirsky é pintor, gravador e desenhista. Produzindo arte desde os anos 1970, formou-se em História e estudou pintura em Lisboa. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Débora Irion, Graça Craidy, Graça Tirelli, Rita Gil, Beatriz Balen Susin, Bernardete Conte, Maria Clara Leiria, Miriam Tolpolar e Ubiratan Fernandes.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento de ambas é das 14h às 18h (porém a unidade Novo Hamburgo encontra-se temporariamente fechada por período indeterminado). O EMLsT oferece serviço gratuito de empréstimo de livros contando com um acervo de 12 mil exemplares disponíveis para os 8 mil associados, ampliado somente por meio de doações. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Coletânea na Galeria Mario Quintana
A partir desta quarta-feira (14), a Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado da Trensurb, está recebendo a quarta exposição destacando obras que são parte da Coletânea dos Artistas Gaúchos. Em cartaz até 15 de setembro, a mostra apresenta trabalhos das artistas Bernardete Conte, Maria Clara Leiria e Miriam Tolpolar. Serão, no total, cinco exposições, produzidas com o apoio do Sesc-RS, parceiro da Trensurb na manutenção da galeria. Cada exposição irá destacar os trabalhos de dois ou três artistas participantes da Coletânea.
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.