Foi concluído no início deste mês o processo de inspeção e manutenção geral de uma das escadas rolantes de descida da plataforma de desembarque da Estação Mercado. A manutenção geral consiste em uma limpeza total e a completa inspeção e recuperação – ou substituição caso necessário – de todos os equipamentos, dispositivos e instrumentos que compõem a escada, como degraus, correntes, rolamentos, polias, corrimãos, circuitos elétricos e sistemas de segurança. A escada de descida para a plataforma da Estação Mathias Velho também está passando pelo mesmo processo, que deve ser finalizado nos próximos dias. Essa será a quarta de 23 escadas rolantes da Trensurb que irão passar pela manutenção geral. Em operação desde 1985, elas estão localizadas nas estações dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. O próximo equipamento a passar pelo processo, com previsão de 120 dias de duração, deverá ser uma das escadas da plataforma de embarque da Estação Mercado. Anteriormente, a manutenção geral já havia sido concluída em outras duas escadas das estações Mercado e Mathias Velho.
A manutenção geral dessas escadas faz parte do contrato de manutenção das escadas rolantes das estações firmado pela Trensurb, em março de 2021, com a Nalc Comércio e Indústria, pelo valor de R$ 9,9 milhões. A vigência do contrato é de quatro anos, prorrogáveis por mais um. Os serviços previstos incluem também a manutenção preventiva e corretiva de todas as 50 escadas rolantes nas estações do metrô, com fornecimento integral de mão de obra, materiais, peças e componentes.
CAMPANHA DO AGASALHO DA TRENSURB SEGUE ATÉ O FINAL DO MÊS
Até o momento, 1,5 tonelada de donativos foi arrecadada nas estações do metrô e repassada à Defesa Civil do estado.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.