Notícias

DIA DE LUTA CONTRA A AIDS: ESTAÇÕES MERCADO E FARRAPOS, DA TRENSURB, RECEBEM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Atividades desta sexta-feira (1º) foram realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde da capital e entidades da sociedade civil.
01/12/2023

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado nesta sexta-feira (1º), as estações Mercado e Farrapos receberam ações de conscientização promovidas pela Trensurb, por meio de seu Núcleo de Apoio à Diversidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre e entidades da sociedade civil.

Ao longo do dia, equipes da Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (Caist) da SMS e do projeto A Hora é Agora (AHA) estiveram em ambas as estações – Mercado e Farrapos – promovendo ações de sensibilização sobre a epidemia da HIV, distribuindo insumos de prevenção às ISTs e autotestes. “A importância desse evento é justamente porque aqui é uma área de grande circulação, então podemos atingir um grande público, trazendo o conhecimento e os métodos de prevenção juntamente com a visibilidade do tema”, destaca Daila Raenck, coordenadora do Caist. Durante as atividades, foi apresentada aos usuários, por exemplo, a “prevenção combinada”, que conta com medicamentos de profalaxia pré-exposição (PrEP), utilizada antes de uma relação sexual desprotegida, e também de profalaxia pós-exposição (PEP), utilizada depois da relação, prevenindo a contaminação por HIV de indivíduos em risco de infecção.

A ação buscou alertar os usuários do metrô para a importância da prevenção e do uso de preservativos no combate à AIDS, numa tentativa de contribuir para mudar a realidade de altos indicadores de infecção e mortalidade por HIV no Brasil e, especialmente, em Porto Alegre, uma das capitais com os índices epidemiológicos mais elevados em relação à AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, com incidência acima das médias nacionais. “Precisamos testar mais pessoas e precisamos fazer com que essas pessoas façam o tratamento, pois o coeficiente de mortalidade está diretamente ligado com o abandono do tratamento e a não adesão do tratamento também. Então essa ação traz o conhecimento e a importância necessária”, comenta Fernanda Dornelles, enfermeira da vigilância epidemiológica.

“Para a direção da empresa, é muito importante”, afirma sobre as ações o diretor de Operações da Trensurb, Ernani Fagundes, “principalmente porque na nossa cidade os números de contágio são muito altos”. Fagundes avalia que “a Trensurb, como empresa que transporta mais de 100 mil pessoas por dia, é um local onde se tem grande possibilidade de trabalhar a relevância da informação e conscientização das pessoas, então, já que temos um espaço privilégio, o Núcleo [de Apoio à Diversidade] e a Trensurb organizaram a nossa contribuição hoje.

Ao longo de dezembro, as seis estações do metrô na capital contarão com dispensadores de preservativos e lubrificantes. Também durante o mês, conteúdo informativo sobre o tema será veiculado nas redes sociais da Trensurb e nos monitores do Canal Você, presentes em trens e estações.

O Núcleo da Trensurb também organizou um seminário sobre o tema destinado ao público interno da empresa, a ser realizado no auditório da estatal em 7 de dezembro. Intitulado “AIDS É FATO: Encare. Entenda. Não transmita ignorância!”, o evento contará com a presença de especialistas que irão abordar questões relativas às políticas públicas relacionadas à epidemia de HIV e suas correlações com as infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e a pandemia de Covid-19. A atividade será realizada em parceria com as organizações Gapa-RS, Fórum Ong Aids RS e grupo Nuances.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .