O Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca da Trensurb – recebeu uma doação de livros da poeta e escritora Marilice Costi. Ela já participou de projetos culturais da Trensurb, como a Antologia Digital da Poesia Gaúcha, em 2020, recitando poemas de sua autoria.
Marilice é escritora, editora, artista plástica, arquiteta e arteterapeuta. Tem experiência docente, ministra cursos, workshops e oficinas desde 1995, trabalhando com técnicas para desbloqueio da escrita. Membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, tem entre suas publicações: As palavras e o cuidado - Arteterapia e Literatura (2018); A Fábula do Cuidador (2016); Gatilho nas palavras (2012) e Tempos Frágeis (2009). Recebeu distinções como o Prêmio Brasil Criativo SP/2014 (Revista O Cuidador), Prêmio Nacional Mario Quintana, Prêmio Petrobras e o Prêmio Açorianos. Em 2001, publicou seu livro Como controlar os lobos? – Proteção para nossos filhos com problemas mentais, uma das obras doadas, que a autora convida os associados do EMLsT e usuários da Trensurb a lerem.
Sobre a doação, Marilice afirma: “A literatura deve ser acessível às pessoas. Além de ampliarem sua sensibilidade e sua empatia, o humanismo e a solidariedade, e de conhecerem formas diferentes de escrita, estilos diferentes, os leitores fortalecem a sua memória e aprendem melhor a língua portuguesa, que é a sua língua mãe”. A autora declara ainda: “Escritores existem se existirem leitores. Creio que exerço meu papel de cidadã ao facilitar o acesso ao meu trabalho”.
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Leonardo Marion agradece a doação de Marilice e lembra: “O acervo do Espaço Multicultural é ampliado apenas por meio de doações, por isso é sempre muito satisfatório recebermos novos títulos, especialmente de uma autora da estatura da Marilice Costi”. O gerente destaca também a atuação da biblioteca, que “desempenha um importante papel buscando a democratização da leitura e maior facilidade no acesso ao livro por parte dos usuários do metrô”.
Livros sobre Trilhos
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.