Em 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Marcando a data, a Trensurb dá início a mais uma ação ambiental às 14h de segunda-feira (6). A partir desse horário, estará disponível na Estação Farrapos um ponto de coleta de resíduos eletrônicos, junto à Central de Achados do metrô. No local, os usuários dos trens poderão descartar objetos como eletrodomésticos, material de telefonia, computadores, impressoras e periféricos, celulares, tablets, aparelhos de som e vídeo. Não é permitido o descarte de pilhas e lâmpadas. O ponto de coleta permanecerá disponível nos dias úteis, durante o horário de funcionamento da Central de Achados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Trata-se de uma ação experimental, que poderá, futuramente, ser estendida a outras estações.
A iniciativa é resultado de uma parceria da Trensurb com a Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire, que atua na reciclagem de eletrônicos buscando evitar seu descarte inadequado ao mesmo tempo em que gera remuneração a pessoas de baixa renda. Essa parceria já disponibiliza, durante uma semana por mês, um ponto de coleta para os empregados da Trensurb, na sede da empresa.
Chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, o engenheiro ambiental Guilherme Campos explica que “os resíduos eletrônicos são 100% recicláveis, porém, quando descartados de forma incorreta colocam em risco a saúde pública”. Segundo ele, “a Trensurb já possui um papel social muito importante e, através de uma gestão engajada, surgiu esta oportunidade de oferecermos mais essa facilidade e, assim, sermos este elo entre a sociedade e cooperativas de recicladores. Evitamos um problema ambiental e ainda ajudamos a Cooperativa Paulo Freire e, consequentemente, várias famílias”.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.