Na última quarta-feira (10), teve início o projeto piloto do terminal de autoatendimento do TEU na Estação Mercado da Trensurb. A iniciativa é fruto de parceria entre Trensurb e Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana – TEU.
O terminal oferece os serviços de recarga de cartões de Passagem Antecipada, Escolar e Fácil – com valor mínimo de R$ 10,00 para recarga – e a compra de bilhete unitário impresso com QR code para usar nos bloqueios do TEU – com valor unitário de R$ 4,50. As formas de pagamento são Pix ou cartões de crédito/débito. Durante o projeto piloto, o bilhete QR code emitido pela ATM é aceito apenas nos leitores TEU da Estação Mercado.
Diretor-presidente Trensurb, Pedro Bisch Neto, afirma que é “muito importante a implantação desta etapa [implantação do terminal de autoatendimento], que é mais uma que estamos concluindo na melhoria de todo o nosso sistema de bilhetagem, buscando, cada vez mais, facilitar a vida do usuário”.
Bisch Neto também comenta a respeito da substituição dos cartões unitários por bilhetes impressos com QR code e considera um importante passo na modernização do sistema de leitura e liberação das catracas. “Estamos partindo de cartões físicos, que eram inseridos nas fendas, para leitora de QR code, que é, simplesmente, uma forma digital de autorização, sem elementos mecânicos no seu funcionamento, portanto, não desgasta, não estraga e é muito mais barato na operação, o que vai evitar uma série de custos”, finaliza.
O diretor do TEU Consórcio Gestor, Erico Michels, também avalia o projeto positivamente. “O desenvolvimento dos sistemas de bilhetagem é resultado de um trabalho constante de melhorias para nossos clientes. Com os terminais de autoatendimento e validadores, ficamos felizes de fazer parte da construção de uma mobilidade sustentável. A evolução de nossos equipamentos permite facilidades que propiciam qualidade de vida para as pessoas”, afirma.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.