Neste sábado (18), das 10h às 12h, a Estação Mercado da Trensurb recebe a ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, focada em saúde mental e valorização da vida. Voluntários do projeto irão distribuir mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecer um local de escuta qualificada, o chamado “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional. Além disso, eles promovem dinâmicas interativas diversas buscando incentivar que o público alcançado pela ação alcance sua própria história de superação. O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone, por meio do número nacional (11) 4200-0034.
Historicamente, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Já Porto Alegre lidera também o ranking das capitais com mais pessoas depressivas: 17,5% dos adultos, de acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde. Conforme a coordenação do projeto Help no estado, esses fatores estimulam os participantes a prestar serviços à comunidade, seja ao conscientizar sobre a saúde mental e valorização da vida, ou amparar aquelas pessoas que lidam com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros. Lidando com temas muitas vezes vistos como tabu na sociedade, o grupo busca realizar um trabalho social, apresentando meios para que as pessoas superem seus problemas e, com isso, possam ter motivação a fim de reconstruir a qualidade de sua saúde mental. A parceria com a Trensurb teve início em outubro do ano passado, alcançando, desde então, mais de 6 mil usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem.
Estão programadas ações nas estações até março, sempre aos sábados, das 10h às 12h:
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
Trensurb mantém operação integral em toda a linha após a Expointer e disponibiliza novas tabelas horárias
Novos horários estão disponíveis no site da empresa.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.