Na tarde de sexta-feira (25), a Estação São Leopoldo da Trensurb recebeu uma ação alusiva ao Outubro Rosa — mês de conscientização sobre prevenção e combate ao câncer de mama. Intitulada "Cabelaço”, a atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, tendo como objetivo arrecadar mechas de cabelo que serão destinadas à Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Leopoldo. O material coletado servirá para a produção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer.
Presente no evento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de São Leopoldo, Sueli Lopes de Lima, pontuou que ações como essa são muito significativas para mulheres que têm perda de cabelo em função dos tratamentos oncológicos. "O cabelo, para a mulher, tem um significado muito forte, diz muito sobre sua autoestima. Então, quando promovemos uma ação como esta, significa apoio e acolhimento”, explicou. Sueli também mencionou que a escolha da Estação São Leopoldo para a realização do evento buscou alcançar uma maior visibilidade e promover a conscientização da sociedade.
Entre as doadoras, Iane, 28 anos, carrega uma história pessoal marcada pelo câncer de mama. Ela compartilhou o significado de sua contribuição: "Doei meu cabelo com objetivo de trazer esperança para quem passa por um momento difícil como esse, assim como eu passei na minha família, com a perda da minha mãe. É muito gratificante poder ajudar outras pessoas”.
Para a chefe do Setor de Responsabilidade Social (Seres) da Trensurb, Aline Nunes, a ação é resultado do compromisso da empresa com a saúde e o bem-estar da comunidade, buscando dar visibilidade à causa. "A Trensurb, oferecendo esses espaços, cumpre sua função pública e social, além de tornar as estações pontos de apoio e informação”, destacou.
Além de participar do "Cabelaço”, neste mês, a Trensurb promoveu atividade alusiva ao Outubro Rosa destinada ao público interno da empresa. Uma roda de conversa realizada também em parceria com a administração municipal de São Leopoldo teve como tema a prevenção contínua ao câncer de mama e contou com a participação de empregados de diversos setores.