Neste sábado (4), das 10h às 12h, a Estação São Leopoldo da Trensurb recebe a ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, focada em saúde mental e valorização da vida. Voluntários do projeto irão distribuir mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecer um local de escuta qualificada, o chamado “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional. Além disso, eles promovem dinâmicas interativas diversas buscando incentivar que o público alcançado pela ação alcance suas próprias histórias de superação. O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone, por meio do número nacional (11) 4200-0034.
Historicamente, o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Conforme a coordenação do projeto Help no estado, isso é um fator de estímulo para que os participantes prestem serviços à comunidade, seja ao conscientizar sobre a saúde mental e valorização da vida ou amparar aquelas pessoas que lidam com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros. Os voluntários do projeto são, em geral, pessoas que já venceram esses problemas, muitas vezes vistos como tabu na sociedade. Desse modo, eles buscam realizar um trabalho social, apresentando, através de suas próprias histórias de vitória, ferramentas para que outras pessoas também possam superar questões de ordem emocional e reconstruir sua saúde mental. A parceria com a Trensurb teve início em outubro do ano passado, alcançando, desde então, milhares de usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem.
Estão programadas ações nas estações até o fim do mês, sempre aos sábados, das 10h às 12h:
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS EM CANOAS
Realizada com o cartão TEU, integração entre metrô operado pela Trensurb e ônibus integrados da Transcal em Canoas passa a ter valor de R$ 11,15 a partir de sábado (5).
APÓS QUATRO ANOS SEM REAJUSTE, TARIFA DA TRENSURB PASSA PARA R$ 5
O novo valor unitário entra em vigor a partir de 12 de julho, seguindo abaixo da tarifa praticada pelos ônibus metropolitanos que atendem os municípios por onde os trens circulam. O último reajuste da empresa foi em setembro de 2021.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).