Nesta sexta-feira (1º), é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Em alusão à data, as estações Mercado e Farrapos recebem ações de conscientização promovidas pela Trensurb, por meio de seu Núcleo de Apoio à Diversidade (NAD), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre e entidades da sociedade civil.
Das 8h às 18h, equipes da Coordenação de Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (Caist) da SMS e do projeto A Hora é Agora (AHA) estarão nas duas estações – Mercado e Farrapos – promovendo ações de sensibilização sobre a epidemia da HIV, distribuindo insumos de prevenção às ISTs e autotestes. Além disso, ao longo de dezembro, todas as seis estações do metrô na capital contarão com dispensadores de preservativos e lubrificantes. Também durante o mês, conteúdo informativo sobre o tema será veiculado nas redes sociais da Trensurb e nos monitores do Canal Você, presentes em trens e estações.
“O 1º de dezembro tem sido um marco no enfrentamento da epidemia de HIV. No Brasil e especialmente em Porto Alegre, os dados epidemiológicos são alarmantes, a cidade é uma das capitais que apresentam indicadores de infecção e mortalidade em decorrência da infecção pelo HIV mais elevados do País. Outros dados em relação às ISTs, tem incidência acima da média nacional”, afirma Célio Golin, coordenador do Núcleo de Apoio à Diversidade da Trensurb. “A ação do NAD/Trensurb em parceria com a SMS e entidades que atuam nesta pauta, é uma forma de chamar a atenção da sociedade sobre esta realidade e a importância da prevenção e informação para enfrentá-la”, completa.
O Núcleo da Trensurb também organizou um seminário sobre o tema destinado ao público interno da empresa, a ser realizado no auditório da estatal em 7 de dezembro. Intitulado “AIDS É FATO: Encare. Entenda. Não transmita ignorância!”, o evento contará com a presença de especialistas que irão abordar questões relativas às políticas públicas relacionadas à epidemia de HIV e suas correlações com as infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose e a pandemia de Covid-19. A atividade será realizada em parceria com as organizações Gapa-RS, Fórum Ong Aids RS e grupo Nuances.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
Trensurb mantém operação integral em toda a linha após a Expointer e disponibiliza novas tabelas horárias
Novos horários estão disponíveis no site da empresa.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.