A partir de sábado (30), a Galeria Xico Stockinger, na Estação Rodoviária da Trensurb, recebe a exposição Somos, do artista Felipe Reis. A exposição permanece no local até 31 de outubro. A Galeria é mantida em parceria entre a Trensurb e o Sesc-RS, responsável pela curadoria do local. Confira, a seguir, a sinopse da exposição e informações sobre o artista.
Era início da década de 70 no subúrbio de Nova York. Negros, latinos na sua maioria, desenvolveram uma forma de personagens que referenciava a cultura que eles próprios eram praticantes: o hip hop. Os autorretratos ilustravam a moda b-boy e b-girl (jovens que dançam o breaking) exclusiva da época, e geralmente incluía acessórios como bonés, boinas, tênis exagerados, óculos de esqui, enormes rádios, cabelos black power em grandes dimensões e, é claro, as famosas poses para fotos mantendo um estilo de forma ocasional. Felipe Reis traz como resgate de identidade esses personagens denominados mugs, em que cada escritor de graffiti cria o seu a partir de toda uma história construída há mais de 50 anos pelos mesmos jovens que usam o graffiti hoje, como transformação da sociedade através da arte de rua. As origens sendo mantidas, pois a história sempre será lembrada por quem construiu e foi pilar dessa ancestralidade cultural que carregamos.
Felipe Reis, 43 anos, nasceu e foi criado em Porto Alegre, onde conheceu o graffiti, em 1993, através do skate. Residiu durante 16 anos no Rio de Janeiro e lá ganhou experiência como escritor de graffiti e arte educador em favelas, desenvolvendo trabalho voltado à disseminação da cultura hip hop e ilustrações de livros, comerciais, eventos e exposições. Retornou para a Porto Alegre em setembro de 2014 e tem desenvolvido trabalhos de pesquisa antropológica da cultura hip hop. Suas vivências estão nas ruas hoje com traços referenciais ao que se chama de old school/velha escola do hip hop, a partir de diversos trabalhos com esculturas, ilustrações, pinturas décor, customizações, curadoria de exposições e outras técnicas de impressão e pintura. Já esteve presente em grandes eventos no interior do estado, em cidades como Pelotas, Caxias do Sul, Canela, Gramado e Bento Gonçalves.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.