Cerca de 250 exemplares foram distribuídos pelo interior de trens que partiam das estações Mercado e Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira (11).
A Trensurb realizou mais uma ação do projeto Livros Livres na tarde desta quarta-feira (11). A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT), a biblioteca do metrô. Cerca de 250 exemplares de publicações majoritariamente infantis, juntamente com pirulitos, foram deixados nos assentos de trens que partiam das estações terminais Mercado e Novo Hamburgo, numa atividade comemorativa ao Dia das Crianças.
Usuária do metrô, Badira Gomes, de 26 anos, embarcou em um dos trens contemplados pela ação e avaliou: “Achei muito bacana a iniciativa, incentivar a leitura, que está bem fraca ultimamente por conta do acesso à tecnologia, é bem interessante”. Sirlei Meira, avó da pequena Maria Luíza, usou o metrô para levar a neta ao médico. Sobre a ação, comentou: “Achei ótima, traz um incentivo para as crianças lerem mais, elas precisam mais de escrito do que tela”. Mãe e professora, Liziane Rodrigues afirmou sobre a ação: “Muito bacana, a iniciativa a leitura é sempre importante para o desenvolvimento das nossas crianças”.
“Nos enche de orgulho realizar ações de distribuição de livros nos trens, pois a Trensurb valoriza e tem um forte compromisso com o incentivo à leitura”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da empresa, Leonardo Marion.
Para retirar livros gratuitamente no EMLsT, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com 12,3 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020, sendo retomado em edições especiais desde janeiro de 2021.