Durante a manhã desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Estação Mercado da Trensurb voltou a receber uma edição do Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Completando 30 anos nesta data, a ONG dedica-se a construir estratégias de acesso à justiça para mulheres em maior situação de vulnerabilidade, além de informá-las sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha. Na Estação Mercado, as voluntárias da organização realizaram distribuição de material informativo e orientaram as mulheres que passavam pelo local. O conteúdo do material falava de prevenção de violências, defesa de diretos e redes de apoio.
Diretora executiva da Themis, Márcia Soares destaca a importância da ação realizada em parceria com a Trensurb: "É um trabalho que tem um enorme impacto, esse espaço é onde circulam de manhã aproximadamente 10 mil mulheres". Para a metroviária Maria Silveira, "conhecer um grupo assim já consolidado, que acolhe as mulheres, é muito importante. Muitas vezes nós não temos conhecimento dos nossos diretos, sabemos o principal, mas aqui conseguimos ser acolhidas, ter esse novo conhecimento e passar adiante". Maria é titular da secretaria de Raça do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), que também apoiou a ação da Themis. Usuária do metrô, Geni, de 85 anos, afirmou que a ação foi muito útil: "Eu acho muito importante que hoje as mulheres têm autoridade e iniciativa para fazer algo assim. Muitas vezes eu passei por isso e não tive iniciativa, hoje temos quem nos oriente, quem nos dê a mão. É muito bom".
Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela equidade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a estatal formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da empresa, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a empresa aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que buscou promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a Trensurb aderiu ao movimento mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento. A parceria com a Themis vem desde 2016, quando foi realizada a primeira edição do Estação Themis.
A ONG tem três décadas de atuação na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento para compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres. Desde sua criação, a Themis desenvolveu programas de formação de promotoras legais populares, trabalhadoras domésticas e jovens multiplicadoras de cidadania, atuando ainda junto a organizações que lutam pelos direitos das domésticas e participando do consórcio de organizações que debateu e propôs a Lei Maria da Penha.
As promotoras legais populares são lideranças comunitárias que atuam no acolhimento, orientação e acompanhamento de mulheres em situações de risco. A formação dessa promotoras oportunizou institucionalização do Serviço de Informação à Mulher (SIM), que conta, atualmente, com seis unidades em Porto Alegre. Para mais informações, acesse themis.org.br ou ligue para (51) 3212-0104.
Em ação conjunta com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, a Themis também lançou o aplicativo Laudelina, que busca facilitar o acesso das trabalhadoras domésticas a informações sobre seus direitos, incluindo calculadora de salário, benefícios e rescisão contratual, lista de sindicatos e instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil e uma aba de denúncias para casos de violência no trabalho. Saiba mais em laudelina.com.br.
Foto: Beatriz Schleiniger/Trensurb
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS EM CANOAS
Realizada com o cartão TEU, integração entre metrô operado pela Trensurb e ônibus integrados da Transcal em Canoas passa a ter valor de R$ 11,15 a partir de sábado (5).
APÓS QUATRO ANOS SEM REAJUSTE, TARIFA DA TRENSURB PASSA PARA R$ 5
O novo valor unitário entra em vigor a partir de 12 de julho, seguindo abaixo da tarifa praticada pelos ônibus metropolitanos que atendem os municípios por onde os trens circulam. O último reajuste da empresa foi em setembro de 2021.
TRENSURB COMUNICA ADIAMENTO DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO POR MAIS 90 DIAS
Em função de trâmites para avaliação de impugnações recebidas, a abertura do período de inscrições fica adiada por mais 90 dias.
TRENSURB REFORÇA QUE SISTEMA DE DRENAGEM DA CASA DE BOMBAS CONTINUA EM FUNCIONAMENTO DESDE O INÍCIO DAS CHUVAS
Apesar do funcionamento das bombas da bacia metroferroviária, trecho com alagamento entre as estações Farrapos e Mercado compromete a circulação dos trens desde a manhã desta quarta-feira (18).