Durante a manhã desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Estação Mercado da Trensurb voltou a receber uma edição do Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Completando 30 anos nesta data, a ONG dedica-se a construir estratégias de acesso à justiça para mulheres em maior situação de vulnerabilidade, além de informá-las sobre seus direitos, principalmente em relação à Lei Maria da Penha. Na Estação Mercado, as voluntárias da organização realizaram distribuição de material informativo e orientaram as mulheres que passavam pelo local. O conteúdo do material falava de prevenção de violências, defesa de diretos e redes de apoio.
Diretora executiva da Themis, Márcia Soares destaca a importância da ação realizada em parceria com a Trensurb: "É um trabalho que tem um enorme impacto, esse espaço é onde circulam de manhã aproximadamente 10 mil mulheres". Para a metroviária Maria Silveira, "conhecer um grupo assim já consolidado, que acolhe as mulheres, é muito importante. Muitas vezes nós não temos conhecimento dos nossos diretos, sabemos o principal, mas aqui conseguimos ser acolhidas, ter esse novo conhecimento e passar adiante". Maria é titular da secretaria de Raça do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS), que também apoiou a ação da Themis. Usuária do metrô, Geni, de 85 anos, afirmou que a ação foi muito útil: "Eu acho muito importante que hoje as mulheres têm autoridade e iniciativa para fazer algo assim. Muitas vezes eu passei por isso e não tive iniciativa, hoje temos quem nos oriente, quem nos dê a mão. É muito bom".
Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela equidade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a estatal formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da empresa, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a empresa aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que buscou promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a Trensurb aderiu ao movimento mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento. A parceria com a Themis vem desde 2016, quando foi realizada a primeira edição do Estação Themis.
A ONG tem três décadas de atuação na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento para compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres. Desde sua criação, a Themis desenvolveu programas de formação de promotoras legais populares, trabalhadoras domésticas e jovens multiplicadoras de cidadania, atuando ainda junto a organizações que lutam pelos direitos das domésticas e participando do consórcio de organizações que debateu e propôs a Lei Maria da Penha.
As promotoras legais populares são lideranças comunitárias que atuam no acolhimento, orientação e acompanhamento de mulheres em situações de risco. A formação dessa promotoras oportunizou institucionalização do Serviço de Informação à Mulher (SIM), que conta, atualmente, com seis unidades em Porto Alegre. Para mais informações, acesse themis.org.br ou ligue para (51) 3212-0104.
Em ação conjunta com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, a Themis também lançou o aplicativo Laudelina, que busca facilitar o acesso das trabalhadoras domésticas a informações sobre seus direitos, incluindo calculadora de salário, benefícios e rescisão contratual, lista de sindicatos e instituições de proteção de diferentes cidades do Brasil e uma aba de denúncias para casos de violência no trabalho. Saiba mais em laudelina.com.br.
Foto: Beatriz Schleiniger/Trensurb
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.