Nesta quinta-feira (27), Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, a Estação Mercado recebeu mais um Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos que busca informar mulheres sobre seus direitos. Desta vez, o foco da ação foi promover atendimento jurídico gratuito a trabalhadoras domésticas e levar mais conhecimento a elas sobre seus direitos. A atividade também foi parte da campanha de lançamento da versão web da ferramenta Laudelina, que divulga os direitos da categoria além de contar com funcionalidades como cálculo de salário, férias e outros benefícios. Anteriormente, a ferramenta estava disponível somente como aplicativo na Play Store e na App Store da Apple. O nome do aplicativo é uma homenagem a Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas.
Durante a ação na Estação Mercado, estiveram presentes advogados da organização, com apoio da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas. Coordenadora da área de trabalho doméstico remunerado da Themis, a advogada Jéssica Miranda Pinheiro afirma que “essa ação é superimportante porque podemos divulgar os direitos das trabalhadoras e elas podem conhecer esses direitos na palma da mão através do aplicativo. A ideia é que o aplicativo possa ser um espaço de promoção de direitos e o reconhecimento dos direitos delas”. Sobre o local para as atividades de divulgação, ela diz: “A escolha da Estação Mercado é marcada principalmente pela questão do deslocamento das trabalhadoras domésticas da Região Metropolitana”. Jéssica também destaca como “marco histórico” a parceria para realização de ações nas dependências da Trensurb, que vêm acontecendo desde 2016.
Para a trabalhadora doméstica e parceira da Themis, Fabiana Gonçalves Machado, “é bom saber que temos esses direitos. Qualquer coisa que acontecer conosco, sabemos aonde ir, pois a maioria das empregadas domésticas não sabem. Aqui, elas [as voluntária da ONG] acolhem e continuamos andando para frente em busca de outros objetivos”.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
Trensurb mantém operação integral em toda a linha após a Expointer e disponibiliza novas tabelas horárias
Novos horários estão disponíveis no site da empresa.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.