Notícias

NO DIA DA TRABALHADORA DOMÉSTICA, ESTAÇÃO MERCADO DA TRENSURB RECEBE AÇÃO DA ONG THEMIS

Mais uma edição do Estação Themis ofereceu atendimento jurídico gratuito a trabalhadoras domésticas e buscou divulgar seus direitos.
27/04/2023

Nesta quinta-feira (27), Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, a Estação Mercado recebeu mais um Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos que busca informar mulheres sobre seus direitos. Desta vez, o foco da ação foi promover atendimento jurídico gratuito a trabalhadoras domésticas e levar mais conhecimento a elas sobre seus direitos. A atividade também foi parte da campanha de lançamento da versão web da ferramenta Laudelina, que divulga os direitos da categoria além de contar com funcionalidades como cálculo de salário, férias e outros benefícios. Anteriormente, a ferramenta estava disponível somente como aplicativo na Play Store e na App Store da Apple. O nome do aplicativo é uma homenagem a Laudelina de Campos Melo, pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas.

Durante a ação na Estação Mercado, estiveram presentes advogados da organização, com apoio da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas. Coordenadora da área de trabalho doméstico remunerado da Themis, a advogada Jéssica Miranda Pinheiro afirma que “essa ação é superimportante porque podemos divulgar os direitos das trabalhadoras e elas podem conhecer esses direitos na palma da mão através do aplicativo. A ideia é que o aplicativo possa ser um espaço de promoção de direitos e o reconhecimento dos direitos delas”. Sobre o local para as atividades de divulgação, ela diz: “A escolha da Estação Mercado é marcada principalmente pela questão do deslocamento das trabalhadoras domésticas da Região Metropolitana”. Jéssica também destaca como “marco histórico” a parceria para realização de ações nas dependências da Trensurb, que vêm acontecendo desde 2016.

Para a trabalhadora doméstica e parceira da Themis, Fabiana Gonçalves Machado, “é bom saber que temos esses direitos. Qualquer coisa que acontecer conosco, sabemos aonde ir, pois a maioria das empregadas domésticas não sabem. Aqui, elas [as voluntária da ONG] acolhem e continuamos andando para frente em busca de outros objetivos”.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .