No Dia Internacional da Mulher, quarta-feira (8), a Estação Mercado da Trensurb recebe mais uma edição do Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos que busca informar mulheres sobre seus direitos. A atividade ocorre no saguão da estação, das 7h às 12h, contará com advogadas da organização e parceiras, que se revezarão para atender gratuitamente as usuárias do metrô que transitam pelo local.
Conforme a Themis, seu objetivo é ocupar os espaços públicos para ampliar as estruturas de acolhimento às meninas e mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana. A equipe da ONG estará disponível para tirar dúvidas sobre direitos das mulheres, Lei do Feminicídio, Lei Maria da Penha, direitos trabalhistas, ciclo da violência entre outros temas. Além disso, as usuárias do metrô poderão conhecer mais sobre os programas desenvolvidos pela organização que completa 30 anos no dia 8.
São três décadas de atuação na promoção de uma rede de apoio e enfrentamento para compartilhar, elucidar e defender os direitos fundamentais das mulheres. Desde sua criação, a ONG desenvolveu programas de formação de promotoras legais populares, trabalhadoras domésticas e jovens multiplicadoras de cidadania, atuando ainda atua junto a organizações que lutam pelos direitos das domésticas e participando do consórcio de organizações que debateu e propôs a Lei Maria da Penha. A parceria com a Trensurb vem desde 2016, quando foi realizada a primeira edição do Estação Themis.
Sistematicamente, a empresa metroviária participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a estatal formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a empresa aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais. Em 2015, a Trensurb aderiu ao movimento mundial ElesPorElas, da ONU Mulheres, e, em 2017, ao Comitê Gaúcho Impulsor do movimento.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.