Ao longo deste mês, a Rede Nacional de Ouvidorias promove a segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos. O objetivo da iniciativa é reforçar o poder transformador dos cidadãos e mobilizar as ouvidorias de todo o país – federais, estaduais ou municipais – na interlocução entre o Estado e a sociedade. A Maratona também celebra os cinco anos do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, a Lei 13.460/2017. A Ouvidoria da Trensurb participa da iniciativa: durante junho, estão sendo publicados, nas redes sociais da empresa, materiais sobre os serviços prestados pela Ouvidoria da estatal, bem como sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos. Além disso, uma ação de divulgação a respeito desses temas está sendo planejada para ocorrer na Estação Mercado até o final do mês.
Ouvidor da Trensurb, Edimilson Klein afirma que "esta Maratona tem uma importância significativa, uma vez que divulga o Código de Defesa dos Usuários do Serviço Público, que muitos nem sabem que existe". Klein lembra também que as peças de divulgação destacam os meios de contato e tipos de manifestações que podem ser feitas junto à Ouvidoria da Trensurb: "Muitos acham que somente pedido de informações e reclamações chegam na Ouvidoria. Não imaginam que também podemos receber elogios e sugestões que podem melhorar nosso serviço".
Para entrar em contato com a Ouvidoria da Trensurb, acesse a página do órgão no site da empresa ou envie um e-mail para ouvidoria@trensurb.gov.br. Também é possível ligar para o número (51) 3363-8477 ou utilizar os telefones ponto a ponto das estações, conectados diretamente à Ouvidoria. A função do órgão é receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as sugestões, reclamações, dúvidas, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba resposta à sua manifestação.
Uma das metas da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos também é divulgar as cartas de serviços das instituições à população. A Carta de Serviços informa aos cidadãos os serviços prestados pelos órgãos públicos, como acessá-los e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos. É um instrumento de transparência, previsto no Art. 7º da Lei nº 13.460/2017. A Carta de Serviços ao Cidadão da Trensurb está disponível no site da empresa e também em quadros expositores nas estações.
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.