Nesta segunda-feira (7) e na última sexta-feira (4), a Ouvidoria da Trensurb realizou panfletagem distribuindo material gráfico alusivo à 3ª Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos. A iniciativa é promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias entre 10 de julho e 10 de agosto. Neste ano, a Maratona tem como tema “Discriminação no serviço público: não se cale”. Comemora também os seis anos do Código de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos (Lei 13.460/2017). Até o dia 10, ouvidorias participantes de todo o país irão utilizar as redes sociais para promover o conhecimento dos usuários acerca de seus direitos e do papel das ouvidorias como instrumento para salvaguardá-los.
Ouvidor da Trensurb, Edimilson Klein afirma sobre a Maratona: “O objetivo principal é esclarecer, cada vez mais, os cidadãos a respeito de seus direitos como usuários de serviços públicos. A ideia é promover a campanha trazendo para o debate formas de combate à discriminação sofrida pelos usuários e colocando a Ouvidoria como ferramenta essencial para denunciar e, assim, minimizar essas práticas”.
A panfletagem aconteceu na tarde de sexta-feira, nas estações Mercado e Farrapos, e na manhã desta segunda-feira, nas estações Novo Hamburgo e São Leopoldo. O material gráfico distribuído alude ao tema da 3ª Maratona e traz os canais de comunicação com a Ouvidoria da Trensurb: o telefone (51) 3363-8477 e o e-mail ouvidoria@trensurb.gov.br. Também é possível entrar em contato por meio da página do órgão no site da empresa ou utilizando os telefones ponto a ponto das estações, conectados diretamente à Ouvidoria. A função do órgão é receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as sugestões, reclamações, dúvidas, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba resposta à sua manifestação. Seu funcionamento é nos dias úteis, das 7h às 19h.
“Estamos participando dessa Maratona para divulgar o trabalho da nossa Ouvidoria e dizer para nossos usuários e empregados que estamos à disposição para atendê-los e ajudá-los a resolver suas questões junto à Trensurb”, afirma Edimilson Klein. As publicações da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos podem ser acompanhadas nos perfis da Trensurb na redes sociais. Ao final da iniciativa, as ouvidorias públicas que engajarem o maior número de cidadãos nas redes sociais receberão certificado e reconhecimento público por parte da Controladoria-Geral da União e da Empresa Brasil de Comunicação, por meio de sua rede de difusão de notícias.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.