Notícias

POEMAS, TRILHOS E TRENS: TRENSURB RETOMA PROJETO CULTURAL DESTACANDO VERSOS DE ANTÔNIO SALES

Iniciativa volta a divulgar, regularmente, fragmentos poéticos sobre o transporte ferroviário, acompanhados de imagens do metrô, nos monitores de trens e estações e nas redes sociais.
24/11/2022

Nesta sexta-feira (25), o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb – publica mais versos do projeto Poemas, Trilhos e Trens. Após um hiato devido às restrições de comunicação durante o período de defeso eleitoral, a iniciativa volta a divulgar, mensalmente, poesias – ou seus fragmentos – que falam sobre o meio de transporte ferroviário junto de fotografias de trens e estações da Trensurb. O objetivo é levar mais arte ao cotidiano dos usuários do metrô. Os poemas são veiculados no Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações – e nos perfis da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos nas redes sociais. Desta vez, os versos selecionados são do poema No Trem, de Antônio Sales.

Um dos organizadores do projeto, o poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, afirma que o projeto traz “aos viajantes do trem, vários fragmentos poéticos de poetas que escreveram sobre este meio de transporte - tão antigo e sempre atual. Em nossos espaços eletrônicos que os entretém nas viagens, eles conhecerão vários poetas recitando seus poemas”.

Entre os poemas selecionados para a iniciativa, há obras de Oswald de Andrade, Felipe de Oliveira, Ernesto Wayne, Jomar Morais Souto e Mario Quintana. As fotos que os acompanham são de autoria de Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 9,8 mil exemplares, disponíveis para os 7,8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .