Encerradas no último sábado (2), as inscrições para as turmas de 2025 do Programa Estação Educar, da Trensurb, contaram com o registro de 548 candidatos. Realizado anualmente pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS, o Programa oferece aprendizagem profissional a 40 jovens de famílias de baixa renda por meio do curso de assistente administrativo, com duração de 800 horas-aula.
A próxima fase do processo seletivo é o sorteio de 120 candidatos – 60 para o turno da manhã e 60 para o turno da tarde –, que passarão à etapa classificatória seguinte. O sorteio ocorre na terça-feira (12), no auditório da Trensurb, na sede da empresa – Av. Ernesto Neugebauer, 1985, bairro Humaitá, em Porto Alegre. A divulgação do resultado e as convocações para as próximas etapas ocorrem por meio da
página do Programa no site da Trensurb. A relação de candidatos inscritos também pode ser consultada na mesma página.
Os participantes devem: ter no mínimo 14 anos completos na data da contratação e 24 anos incompletos na conclusão do curso (a idade máxima prevista para inscrição não se aplica às pessoas com deficiência); estar matriculado e frequentando escola em cursos regulares do ensino médio; ter disponibilidade para cumprir integralmente a carga horária de quatro horas diárias; ser membro de família de baixa renda (conforme critérios do edital); não ter participado anteriormente de programa de aprendizagem da Trensurb; residir em um dos municípios atendidos pelo metrô (Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo).
As atividades do curso, desenvolvido na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, contemplam os seguintes conteúdos: rotinas de organização de documentos, atividades de apoio na área administrativa, organização de escritório, português aplicado, informática básica, comunicação e expressão, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, departamento de pessoal, legislação, estrutura organizacional, fundamentos básicos de logística e processos de compras. A Trensurb oferece, ainda, aos aprendizes: remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.