Nesta terça-feira (6), o saguão do prédio administrativo da Trensurb, em Porto Alegre, recebeu a Feira do Empreendedorismo do Programa Estação Educar. A Feira contou com a participação dos jovens que integram o programa de aprendizagem profissional desenvolvido pela Trensurb em parceria com o Senai-RS. Parte do módulo de marketing do Programa, a Feira teve como objetivo pôr em prática o que os aprendizes trabalharam em sala de aula, incluído a criação, divulgação e precificação de produtos. Na ocasião, eles ofereceram aos metroviários produtos alimentícios como brigadeiros, sanduíches naturais e bolos.
Para a instrutora do Senai-RS, Mariana Damin, a Feira é importante pois são avaliados não só o “conhecimento técnico, mas a iniciativa, produtividade e a organização de cada aluno”. Já a aprendiz Maria Eduarda de Abbadi diz que a atividade superou as expectativas, pois “foi um grande aprendizado desde a parte teórica até a parte prática”. E complementa: “Aprendemos a trabalhar em equipe, estratégia de preços, marketing e ficamos com um desejo de, para o futuro, continuar o negócio”. Para o também aprendiz Antony Wasum, todo o processo desenvolvido para a Feira foi interessante: “Colocar a cara à tapa e pôr a mão na massa, buscando o sucesso de algo que você mesmo fabricou”.
Realizado em parceria com o Senai-RS, anualmente, o Programa Estação Educar oferece aprendizagem profissional a 40 jovens de famílias de baixa renda por meio do curso de assistente administrativo, com duração de 800 horas-aula. As atividades do curso de assistente administrativo, desenvolvido na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, contemplam os seguintes conteúdos: rotinas de organização de documentos e atividades de apoio na área administrativa, organização de escritório, português aplicado, informática básica, comunicação e expressão, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e departamento de pessoal, legislação, estrutura organizacional, fundamentos básicos de logística e processos de compras. A Trensurb oferece, ainda, aos aprendizes: remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica. No momento, está em curso o processo seletivo para as turmas de 2023 do Programa.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.