Notícias

SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ

Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.
28/03/2025
Na quinta-feira (27), a Estação Mathias Velho da Trensurb recebeu mais uma ação do projeto Samba no Trem, com apresentações do Bloco das Pretas e do grupo Estude, Trabalhe e Sambe. Anteriormente realizada em edições anuais, em dezembro, comemorando o Dia Nacional do Samba, a iniciativa agora é mensal, promovendo rodas de samba nas estações, sempre na última quinta-feira de cada mês, a partir das 17h. A próxima ação está marcada para 24 de abril, na Estação Novo Hamburgo.

O evento deste mês celebrou quatro décadas de operação do metrô gaúcho. "É com imensa alegria que celebramos os 40 anos de operação comercial da Trensurb, uma empresa pública que se destaca por seu compromisso com a mobilidade urbana, a sustentabilidade e o bem-estar social", afirma o diretor-presidente da estatal, Nazur Garcia. "O projeto Samba no Trem é uma extensão desse compromisso, trazendo a cultura e a alegria do samba para as nossas estações e trens", completa. A Trensurb chegou a 40 anos de serviços prestados à população em 4 de março, data em que a operação comercial dos trens teve início, em 1985.

Parte da produção do projeto e integrante do Bloco das Pretas, Negra Jaque afirma que "a Trensurb é um espaço muito importante de conexão de várias cidades da Região Metropolitana, um espaço sagrado de trânsito. Então, trazemos o samba, que é uma cultura circular, diaspórica, para celebrar tanto os 40 anos da Trensurb como esse processo de reconstrução e o fortalecimento desse território, que foi muito danificado em função das enchentes". Para ela, "a cultura popular é uma ferramenta importante de afeto. Eu acho que o Samba no Trem promove isso, traz memórias a cada sorriso das pessoas que estão por ali e param um pouquinho".

O projeto

O novo formato do Samba no Trem é uma iniciativa em parceria entre a Trensurb, o Instituto Socioeducativo Afrolaboratório e a Sociedade União Vila dos Eucaliptos. O objetivo é promover o intercâmbio entre artistas locais e regionais, dar espaço para novos talentos, divulgar novas formas de representação e enriquecer o acervo artístico cultural local nos campos da música e da valorização dos espaços da capital e Região Metropolitana de Porto Alegre.

40 anos de uma empresa pública, social e sustentável

Comemorando essas quatro décadas de serviços prestados aos moradores do eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Trensurb lançou uma campanha comemorativa que reafirma seu papel histórico como pilar essencial da mobilidade urbana. Com o slogan "Trensurb 40 anos: uma empresa pública, social e sustentável”, a estatal busca reforçar seu compromisso em oferecer à população um transporte coletivo acessível, eficiente e ambientalmente responsável, garantindo a interligação entre seis municípios da Região Metropolitana, conectando pessoas e transformando realidades. A campanha conta com a divulgação de diferentes peças e a realização de ações diversas neste mês e ao longo de todo o ano.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .