Notícias

TRENSURB ADMITE APRENDIZES DO PROGRAMA ESTAÇÃO EDUCAR 2025

Após seleção pública, 40 jovens de famílias de baixa renda irão realizar curso de assistente administrativo, promovido anualmente em parceria com o Senai-RS.
04/02/2025
Na segunda-feira (3), a Trensurb realizou a admissão dos novos aprendizes selecionados para edição 2025 do Programa Estação Educar. Todos os anos, a empresa, em parceria com o Senai-RS, oferece esse programa de aprendizagem profissional, que capacita 40 jovens de famílias de baixa renda por meio de um curso de assistente administrativo. O curso conta com 800 horas-aula e a Trensurb também oferece benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência odontológica, além de remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional.

Técnicas do Setor de Pessoal da Trensurb, Diana da Rosa e Michele Ferreira apresentaram a empresa aos aprendizes e explicaram o funcionamento do curso, dividido em três módulos: comunicação e organização na empresa (com carga horária de 200 horas), rotinas administrativas (500 horas) e apoio logístico (100 horas).

O programa tem como objetivo desenvolver no aprendiz as competências necessárias para sua inserção no mercado de trabalho. O conteúdo abrange temas como organização de documentos, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e processos de compras.

Divididos em duas turmas de 20 aprendizes, durante o processo de admissão realizado no auditório da Trensurb, os jovens assinaram seus contratos, receberam seus crachás funcionais e abriram contas para o recebimento das bolsas. O programa é desenvolvido no Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, e as aulas terão início em 10 de fevereiro.

Chefe do Setor de Desenvolvimento e Carreira da Trensurb, Juliana Farias esteve presente no evento para dar as boas-vindas aos novos aprendizes. Ela destacou que o Estação Educar oferece não apenas uma oportunidade de ingresso legal e supervisionado no mercado de trabalho, mas também uma capacitação técnica e comportamental, além de um currículo mais competitivo. Para a Trensurb, o programa fortalece seu compromisso com a responsabilidade social, promovendo inclusão e a conexão entre educação e mercado de trabalho.

Neste ano, o Estação Educar fez história ao selecionar, pela primeira vez, aprendizes estrangeiros: o venezuelano Angel Gabriel Fernandez, de 15 anos, e o haitiano Vilender Louis, de 16. Angel está no Brasil há seis anos e foi acompanhado pelo pai. Seu objetivo é seguir carreira na Trensurb e, após concluir o curso, buscar estágio na empresa. "Meu objetivo é crescer e me estabelecer na empresa”, afirma Angel. Já Vilender, que chegou ao Brasil há quatro anos, esteve acompanhado pela irmã, Vilenda Louis. Seu sonho é evoluir com o curso. "Quero crescer, evoluir e garantir um futuro bom para a minha família”, declara Vilender.


O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .