Notícias

TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS

Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.
14/07/2025
Durante todo esse fim de semana, a Trensurb seguiu realizando uma obra estratégica de recuperação e modernização da via férrea na região da Estação Farrapos. A intervenção, que compreende a remoção completa e substituição do lastro britado, dormentes e fixações, tem como objetivo entregar uma via com padrão equivalente ao de uma estrutura nova.

Segundo a chefe do Setor de Via Permanente da Trensurb, Laís Oliveira, "essa não é uma manutenção rotineira, é uma renovação completa. É como zerar a vida útil da via, substituindo todo o material comprometido por novos componentes”.

A obra também contempla as rampas de acesso à estação, promovendo melhorias estruturais. Com a recuperação das subestações de energia elétrica de tração e da sinalização, essa renovação da via férrea permitirá eliminar as restrições de velocidade impostas por segurança, que chegaram a reduzir de 90km/h para 50km/h o tráfego em alguns trechos — o que impactava diretamente no tempo total de viagem dos trens.

Mesmo com os transtornos temporários causados pela execução da obra, a Trensurb reforça que os benefícios serão significativos e duradouros. "Queremos entregar uma via com o máximo de desempenho possível. Com isso, conseguimos reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a experiência de nossos usuários”, finaliza Laís.

A Trensurb segue comprometida com a reconstrução da malha metroviária e com a entrega de soluções estruturais que beneficiem diretamente os usuários do sistema, priorizando sempre a segurança, a eficiência e a qualidade do transporte público.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .