A Trensurb realiza durante toda esta semana os procedimentos necessários para a reenergização da rede aérea de tração, responsável por fornecer energia elétrica para o funcionamento dos trens. Tal medida faz parte do processo de recomposição dos sistemas elétricos entre as estações Canoas e Mercado, após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. As ações implementadas durante esta semana precedem os testes técnicos e de segurança que serão realizados para o futuro restabelecimento da operação plena da Trensurb, necessários à garantia da qualidade, confiabilidade e segurança na circulação dos trens. Vale destacar que, com essa reenergização, embora passe a haver tensão na rede aérea de tração do metrô, antes da reconstrução das subestações e outros equipamentos de energia que foram alagados durante a enchente, ainda não haverá potência suficiente para permitir a operação comercial dos trens no trecho.
Outro fator importante dessas ações refere-se à segurança, já que está havendo uma incidência de furtos de cabos desenergizados nesse trecho, gerando prejuízo financeiro para a empresa e risco operacional aos trabalhadores, além de colocar em risco a retomada da operação em Porto Alegre. Desde o período das enchentes, a Trensurb já sofreu mais de 50 ocorrências de furto de cabos e tentativas de furto, sendo pelo menos 48 no trecho da linha em Porto Alegre, com prejuízo estimado de cerca de R$ 5 milhões.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.
OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (19) TEM ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DE OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 25 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS
Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.