De 26 de agosto a 3 de setembro, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu a 46ª Expointer. O metrô operado pela Trensurb foi uma das principais opções de deslocamento até o local, tendo em vista que a Estação Esteio está situada ao lado do parque. Para atender a demanda de usuários, que costumeiramente aumenta durante o período da exposição, a empresa montou um esquema especial para adequar a oferta dos serviços. Também houve reforço no efetivo de empregados de estações e da segurança metroviária, além de equipes de manutenção em plantão. Uma novidade desta edição foi a instalação de bilheterias volantes dentro de cinco estações, sendo elas: Mercado, Rodoviária, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Durante os nove dias de evento, foram transportados 911.872 passageiros no sistema, sendo 31% superior à média diária de passageiros transportados em junho e julho, correspondendo a um acréscimo de 214.2012 usuários. Na quinta-feira (31), foi estabelecido o maior fluxo de usuários no ano, sendo registrada a marca de 134.753 usuários transportados, superando o maior fluxo de 2022. O recorde histórico da empresa, referente ao maior número de passageiros transportados, foi estabelecido durante a Expointer de 2014, onde foi registrada a marca de 228.250 usuários.
Além dos recordes alcançados pela empresa de trens, a Expointer também superou os seus números: a 46ª edição registrou um incremento de 5,96% de público e de 11,76% de comercialização, com quase R$ 8 bilhões em negócios.
A Trensurb reconhece que o sucesso no desempenho do transporte foi alcançado, principalmente, pela dedicação da equipe de operação. ''''Estamos muito satisfeitos com o desempenho e o engajamento de todos os colegas da operação e das demais áreas que tem uma participação ativa junto conosco”, declara Ernani Fagundes, diretor de Operações. “A Expointer, para nós da operação, é a oportunidade de implementação das estratégias que planejamos para atender bem, com segurança, urbanidade e agilidade a todos que se deslocam através da Trensurb até o parque de Exposições. A cada edição do evento vamos aprendendo, ajustando, corrigindo e projetando a próxima Expointer'''', finaliza.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.
OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (19) TEM ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DE OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 25 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS
Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.