Em reunião do Conselho de Administração da Trensurb na última sexta-feira (28), o diretor-presidente da estatal, Fernando Marroni, propôs que os beneficiários do Bolsa Família tenham direito ao transporte oferecido pela empresa com isenção de pagamento da tarifa unitária, que hoje é de R$ 4,50. Hoje, há cerca de 120 mil beneficiários do programa governamental em Porto Alegre e região.
“A mobilidade e o transporte são direitos constitucionais. Está na Constituição que todo cidadão tem o direito ao transporte. Para que esse direito seja efetivo, é preciso uma política pública”, afirma Marroni. O diretor-presidente avalia que a isenção não deve impactar significativamente a empresa, pois a Trensurb opera hoje com capacidade ociosa – em junho, a média de passageiros transportados por dia útil foi de 108.269; esse número já chegou a ser de 207.921 em abril de 2014.
A proposta foi apresentada na reunião mais recente do Conselho de Administração e já vinha sido discutida anteriormente pelo diretor-presidente junto ao governo federal. Após novas tratativas e estudos, deve ser abordada novamente em reunião a ser realizada no fim de agosto.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
Trensurb mantém operação integral em toda a linha após a Expointer e disponibiliza novas tabelas horárias
Novos horários estão disponíveis no site da empresa.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.