Neste sábado (2), completam-se 39 anos do ato de inauguração do primeiro
trecho da Linha 1 da Trensurb, entre as estações Mercado e Sapucaia. Na
viagem inaugural da linha, uma composição da Trensurb foi acompanhada por
uma Maria Fumaça que rodou pelos trilhos da antiga Rede Ferroviária Federal.
Essa viagem foi conduzida por Rubia de Barros (in memoriam), primeira mulher
operadora de trens do Brasil. Dois dias depois da cerimônia, em 4 de março
de 1985, o metrô abriu suas portas definitivamente para a população, com o
início da operação comercial.
Para o diretor-presidente Fernando Marroni, “celebrar os 39 anos de operação
da Trensurb é reconhecer a história de sucesso da empresa que é parte
essencial do dia a dia de nossa comunidade, principalmente dos
trabalhadores, das trabalhadoras e de estudantes que precisam se deslocar
diariamente entre a capital e as cidades da Região Metropolitana”.
Instituída por meio do Decreto Federal nº 84.640, de 17 de abril de 1980, a
Trensurb já transportou mais de 1,5 bilhão de passageiros nessas quase
quatro décadas de funcionamento do metrô, contribuindo no desafogamento do
tráfego rodoviário, com consequente redução dos gastos de manutenção das
vias públicas e do número de acidentes. E, ao utilizar energia limpa e
renovável, a Trensurb promove ainda a redução da poluição ambiental. Somente
em 2023, foram transportados 31.651.041 usuários, o que equivale a uma média
de 2.637.587 passageiros mensais. A média de usuários transportados por dia
útil no ano passado foi de 108 mil.
Segundo Marroni, “o grande patrimônio da Trensurb está nos seus
trabalhadores, no comprometimento e no conhecimento adquiridos por todos ao
longo destes anos. O resultado é a entrega de um serviço de qualidade e
pontualidade, promovendo a mobilidade urbana acessível, com excelência e de
modo sustentável”.
História
A Trensurb começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos
desenvolvidos pelo Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes
da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, que justificou o
projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e
pela oferta à população dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio,
Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo de uma alternativa de
transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz
de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil
passageiros por dia.
Entre 1980 e 1985, foram realizadas as obras de implantação do sistema. Em
1984, desembarcaram, em Porto Alegre, os 25 trens unidades elétricas,
adquiridos do Japão. Em março de 1985, foi inaugurado o primeiro trecho, com
27 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando Porto Alegre a Sapucaia do
Sul e cruzando os municípios de Canoas e Esteio.
Em 1997, a Trensurb chegou à cidade de São Leopoldo, com a inauguração da
Estação Unisinos, e, em 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo. Em julho de
2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos,
também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Em maio de 2014,
iniciou-se a operação comercial em outras três estações no município
hamburguense: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo. Assim, a linha alcançou uma
extensão de 43,8 quilômetros.