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TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO

Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
24/04/2025
Na sexta-feira (25), completam-se 45 anos da fundação da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. – Trensurb. A empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição realizada no dia 25 de abril de 1980, após autorização da Presidência da República por meio do Decreto nº 84.640, de 17 de abril de 1980. O documento deu permissão à Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) para constituir, então como sua subsidiária, a Trensurb, com a "finalidade de implantar e operar serviço de trens urbanos na Região Metropolitana de Porto Alegre” e capital social, à época, de Cr$ 6,8 bilhões. Cinco anos mais tarde, em 2 de março de 1985, ocorria a cerimônia de inauguração do metrô e, dois dias depois, o início da operação comercial com a abertura do sistema ao público em geral.

Neste ano, portanto, a Trensurb também comemora os 40 anos de operação do metrô gaúcho, reafirmando seu papel como pilar da mobilidade urbana da região e o compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e a responsabilidade social. "A Trensurb, enquanto empresa pública e estatal, sempre ofereceu um serviço de transporte seguro, eficiente e acessível, promovendo a mobilidade e a integração das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre”, afirma o diretor-presidente Nazur Garcia. "O resultado deste trabalho é refletido na avaliação de satisfação dos usuários, que sempre reconheceu a qualidade dos serviços prestados com altos índices de aprovação, e mesmo no ano da enchente, indicou 85,1% de satisfação. E esse resultado também é fruto do empenho de cada metroviária e metroviário que atuam diuturnamente pela melhoria contínua dos serviços. Ao celebrarmos essa história, também comemoramos o reconhecimento da Trensurb como um patrimônio público, um patrimônio do povo gaúcho”, completa.

Constituição da empresa

Realizada em 25 de abril de 1980, a assembleia geral de constituição da Trensurb foi presidida pelo então presidente da Rede Ferroviária, Carlos Aloysio Weber. Contou com representantes da própria RFFSA, Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e dos novos integrantes da Diretoria Executiva e conselhos de Administração e Fiscal da Trensurb, incluindo o primeiro diretor-presidente da empresa, Paulo Muratore. Na ocasião, foi aprovado o primeiro estatuto social da Trensurb e, a seguir, foi realizada a primeira reunião do Conselho de Administração, que homologou a posse da Diretoria Executiva. Tanto o Decreto nº 84.640, de 17 de abril de 1980, como a ata da assembleia geral de constituição da empresa podem ser acessados clicando aqui.

História

A Trensurb começou a ser idealizada a partir de 1976, através de estudos desenvolvidos pelo Grupo Executivo de Integração da Políticas de Transportes da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, que justificou o projeto pela redução do fluxo de veículos na BR-116, já saturada à época, e pela oferta à população dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo de uma alternativa de transporte com baixo custo e com maior rapidez, segurança, conforto e capaz de absorver uma demanda inicialmente prevista na casa dos 300 mil passageiros por dia.

A criação da empresa foi autorizada pelo Decreto Federal nº 84.640, de 17 de abril de 1980. No dia 25 do mesmo mês, ocorreu a assembleia geral de constituição da Trensurb.

Entre 1980 e 1985, foram realizadas as obras de implantação do sistema. Em 1984, desembarcaram, em Porto Alegre, os 25 trens-unidades elétricos da frota original, adquiridos do Japão. Em março de 1985, foi inaugurado o primeiro trecho, com 27 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando Porto Alegre a Sapucaia do Sul e cruzando os municípios de Canoas e Esteio.

Em 1997, a Trensurb chegou à cidade de São Leopoldo, com a inauguração da Estação Unisinos, e, em 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo. Em julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Em agosto de 2013, foi inaugurada a conexão metrô-aeroporto por meio da tecnologia aeromóvel. Em maio de 2014, iniciou-se a operação comercial em outras três estações no município hamburguense: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo. Assim, a linha alcançou uma extensão de 43,8 quilômetros. No mesmo mês, foi recebido o primeiro trem da nova frota da empresa, com climatização e consumo energético mais eficiente.

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