A Trensurb divulgou, nesta terça-feira (12), os sorteados para as turmas do programa Estação Educar de 2025. Realizado em parceria com o Senai-RS, o programa oferece aprendizagem profissional a 40 jovens de famílias de baixa renda por meio de um curso de assistente administrativo, com carga horária total de 800 horas-aula. O resultado final do sorteio está disponível na
página oficial do programa.
O sorteio foi realizado pela manhã, no auditório da Trensurb, entre 548 candidatos inscritos. Desses, 120 foram sorteados, sendo 60 para o turno da manhã e 60 para o turno da tarde, avançando para a próxima etapa da seleção: entrevistas e comprovação de requisitos, conforme cronograma disponível na página do programa. Nessa etapa classificatória, 40 aprendizes serão escolhidos para o curso – 20 no turno da manhã e 20 no turno da tarde.
Alguns candidatos acompanharam o sorteio no auditório da empresa. Três dos 120 sorteados estavam presentes, incluindo André Junior Santos da Silva, de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Municipal Guarani. André vê essa oportunidade como uma forma de ingressar no mercado de trabalho, aprender com o programa e ajudar sua família. "Estou muito ansioso para passar por essa etapa e ser classificado entre os 20 alunos”, afirmou. Seu pai, André da Silva Neto, celebrou o avanço de seu filho na seleção e destacou o esforço dele nos estudos. "Feliz demais! É muito importante para ele iniciar uma carreira e conquistar novas oportunidades. É um menino que estuda muito”, comentou.
O curso de assistente administrativo é desenvolvido na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, e abrange uma variedade de conteúdos, incluindo: organização de documentos e atividades de apoio administrativo, gestão de escritório, português aplicado, informática básica, comunicação e expressão, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e departamento de pessoal, legislação trabalhista, estrutura organizacional, fundamentos básicos de logística e processos de compras. Além disso, a Trensurb oferece aos aprendizes benefícios como remuneração conforme o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.