Notícias

TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS

Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
02/04/2025
A Trensurb recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC na sigla em inglês), emitido pelo Instituto Totum, de acordo com diretrizes da The International Tracking Standard Foundation. Conforme a certificação, 7433,9 megawatts-hora consumidos pela Trensurb em energia elétrica de tração dos trens, de agosto a dezembro do ano passado, foram provenientes de fontes de energias renováveis. Isso corresponde a 97,8% de toda a energia de tração consumida no período.

"Esta certificação é o reconhecimento dos esforço realizados pela Trensurb para seguir se consolidando como uma empresa pública eficiente, socialmente responsável e ambientalmente sustentável. E com isso, ganha toda a população da Região Metropolitana de Porto Alegre", afirma o diretor-presidente Nazur Garcia.

Em 2024, a Trensurb migrou para o ambiente de contratação livre de energia elétrica. A medida reflete a busca da empresa pela sustentabilidade ambiental, uma vez que garante a aquisição de energia de fontes renováveis, e econômica, gerando redução dos gastos com um dos principais insumos para o funcionamento do metrô. Existem dois ambientes de contratação de energia elétrica no país: no regulado, o consumidor adquire a energia da distribuidora a cuja rede esteja conectado, conforme tarifa regulamentada na qual estão inclusos os custos da transmissão e distribuição; no ambiente livre, o consumidor pode estabelecer contrato bilateral de compra de energia de qualquer fornecedor, conforme regulamentação específica, negociando livremente a tarifa, enquanto a distribuição é contratada separadamente.

Além dos benefícios ambientais, a migração ao mercado livre de energia também representou uma economia de R$ 2,15 milhões aos cofres da Trensurb somente desde agosto – quando as subestações de energia elétrica de tração da empresa começaram a receber eletricidade adquirida no ambiente livre – até o fim do ano passado. Isso equivale a uma redução de gastos na ordem de 36,1% em relação aos custos de aquisição da mesma quantidade de energia no mercado cativo.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .