Na tarde desta segunda-feira (18), a Trensurb e a Prefeitura de Sapucaia do Sul realizaram um ato para oficializar a parceria entre as instituições que permite a promoção de feiras de economia solidária na estação central do metrô no município. Nos últimos meses, a empresa metroviária tem oferecido suas dependências, nas seis cidades atendidas pelos trens – Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo –, para a realização das feiras, numa ação em parceria com as administrações municipais. As atividades proporcionam espaço para a produção local e estimulam o empreendedorismo e a geração de renda para as comunidades atendidas pelo metrô. Nas estações, expositores locais comercializam principalmente produtos de artesanato.
Durante o evento realizado na Estação Sapucaia, o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, agradeceu pela "sensibilidade da Prefeitura de Sapucaia do Sul”, que permitiu a construção conjunta das condições para formação da parceria que traz a economia solidária às estações do metrô gaúcho. Nazur também lembrou da realização da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária, na última semana, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da regulamentação e de políticas públicas para o setor. O diretor-presidente ressaltou ainda que, além de oferecer opções de compra interessantes para os usuários dos trens, as feiras nas estações também proporcionam aos expositores um "espaço digno”. Por fim, ele desejou aos comerciantes "muito bons negócios” e colocou a Trensurb à disposição deles.
Prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues afirmou, na ocasião, que todo morador da região tem sua história com o trem: "Ele faz parte da nossa história”. E completou: "E hoje ele está fazendo parte da história quando nós trouxemos as meninas da economia solidária”. O prefeito também destacou o diálogo e a união que permitiram a parceria e agradeceu a todos os envolvidos nos esforços para torná-la realidade.
Coordenador do Fórum de Economia Solidária do município, Ricardo Cardoso parabenizou e agradeceu aos colegas membros do Fórum, à Prefeitura e a Trensurb. "Estamos aqui hoje recebendo oficialmente a concessão deste espaço para comercialização dos nossos produtos, gerando renda e garantindo trabalho digno aos nossos empreendimentos solidários”, declarou.
Também fizeram uso da palavra durante o ato: a presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Veridiana Pacheco, que parabenizou a Trensurb e a administração municipal pela parceria que viabiliza a realização das feiras; a secretária municipal de Trabalho e Geração de Renda, Raquel Moraes, que comemorou a expansão e valorização da economia solidária no município; o vice-prefeito Nestor Bernardes, que ressaltou a importância da parceria no processo de transformar a informalidade em algo formal. Estiveram presentes também na ocasião: o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Francisco Vicente; o gerente de Governança e Gestão Estratégica da estatal, Enrico Farias; o chefe do Setor de Responsabilidade Social da empresa, Renato Dilelio; gestores e empregados do metrô gaúcho; vereadores e autoridades do município.
As feiras de economia solidária acontecem mensalmente na Estação Sapucaia. A próxima está programada para 6 de setembro, das 9h às 19h.