Notícias

TRENSURB E SINDICATOS ASSINAM ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO COM REAJUSTE SALARIAL E RENOVAÇÃO DE CLÁUSULAS SOCIAIS

Novos acordos coletivos preservam benefícios e asseguram reajuste de 4,26% aos empregados.
18/08/2025
A Trensurb e sindicatos representativos dos metroviários formalizaram, na última sexta-feira (15), a assinatura de novos acordos coletivos de trabalho, que asseguram reajustes salariais e a manutenção de benefícios importantes para os empregados.

Pelos acordos, está garantido reajuste salarial de 4,26% a partir de 1º de maio de 2025, referente ao período de maio de 2024 a abril de 2025. Para o Sindicato dos Arquitetos do RS (Saergs), o Sindicato dos Administradores do RS (Sinaergs) e o Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), os acordos terão validade de dois anos, prevendo também, em 1º de maio de 2026, reajuste equivalente a 100% da variação do INPC no período de maio de 2025 a abril de 2026.

Já para o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviários e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS) e o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nivel Médio do RS (Sintec-RS), a vigência dos acordos serão de apenas um ano, garantindo exclusivamente o reajuste de 4,26% em 2025.

Os mesmos índices serão aplicados a todas as cláusulas com repercussões econômicas, incluindo:
- Vale Alimentação/Refeição
- Cesta Básica
- Adicional de Substituição
- Auxílio Creche
- Auxílio a Portadores de Necessidades Especiais
- Auxílio Funeral

Os acordos também preveem a renovação das cláusulas sociais do acordo anterior (2023/2025) e a manutenção dos adicionais normativos previstos no mesmo período.

Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, os novos acordos coletivos preservam benefícios importantes, asseguram reajustes salariais e renovam cláusulas que são conquistas históricas dos empregados. "Depois de muitas tratativas, chegamos neste momento com muita tranquilidade em assinar um bom acordo”, destaca.

Para o diretor de Operações Ernani Fagundes, "mesmo diante de desafios, conseguimos manter benefícios importantes e garantir reajuste. Este resultado só foi possível graças à disposição de todas as partes em buscar consensos e construir soluções”.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .