Por meio do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca do metrô -, a Trensurb lança um novo projeto cultural, nesta sexta-feira (6) o Poemas, Trilhos e Trens. O objetivo é destacar a arte nos trens, dando visibilidade aos poemas para os usuários do metrô. Os perfis da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) nas redes sociais irão divulgar, regularmente, poemas escritos por poetas brasileiros.
O primeiro poema publicado será do poeta Élvio Vargas, assessor da Trensurb, membro da Academia Rio-Grandense de Letras e um dos organizadores do projeto. “A minha paixão por trens vem de muito longe, vem navegando desde - os meus idos dias infantes - lá no Alegrete” declara o escritor. E ainda afirma que “A exposição - Poemas, Trilhos e Trens - levará aos viajantes do trem, vários fragmentos poéticos de poetas que escreveram sobre este meio de transporte - tão antigo e sempre atual - Em nossos espaços eletrônicos que os entretém nas viagens, eles conheceram vários poetas recitando seus poemas”.
O gerente de Comunicação da Trensurb, Jânio Ayres, avalia que “esse novo projeto se soma a outras iniciativas culturais da empresa, porém, tem um componente peculiar, por tratar da nossa memória emotiva ferroviária, tão presente em nosso Estado e em nosso dia a dia”. Ayres registra, que “temos um público de aproximadamente 200 mil seguidores nas redes sociais da Trensurb e do que, certamente, vão ‘curtir’ e se emocionar com essa iniciativa”.
As postagens contam com poemas escritos por poetas, como Oswaldo de Andrade, Felipe de Oliveira, Antônio Sales, Ernesto Wayner, Jomar Morais Souto e Mario Quintana. As fotos presentes são de autoria do poeta Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé, estagiários de jornalismo da Trensurb.
Livros sobre Trilhos
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros – seguindo os protocolos de segurança necessários em função da Covid-19. Ampliado somente por meio de doações, o acervo conta com 9 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis gratuitamente para os mais de 7 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.