De 24 a 26 de outubro, a Estação Canoas da Trensurb recebeu ações da 4ª Semana Lixo Zero do município, com atividades de educação ambiental e ponto de coleta de lixo eletrônico. O evento é realizado anualmente pelo Instituto Lixo Zero Brasil nos municípios que contam com embaixadores da organização. O objetivo da Semana Lixo Zero é mobilizar população, cooperativas e os setores público e privado a debater a prática do lixo zero e propor soluções para a redução do lixo nas cidades. O lixo zero é um conceito que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos e a redução ou fim do envio desses materiais aos aterros sanitários ou incineração. A Trensurb também realizou a divulgação da Semana Lixo Zero de Canoas em seus perfis nas redes sociais e no Canal Você, que conta com monitores nos trens e estações.
Na terça (24) e quarta-feira, a Estação Canoas contou com um ponto de entrega voluntária (PEV) de resíduos eletrônicos, numa ação da Coopertec, cooperativa canoense especializada na destinação de lixo eletrônico. Ao longo desses dois dias na estação, foram 5,7 quilos de resíduos eletrônicos. Gestor de logística da cooperativa, Rogério Vieira comenta sobre a relevância de se disponibilizar PEVs à comunidade: “Nós temos estatísticas de quantos resíduos eletrônicos são retirados da via pública, então ter um local de coleta perto da população incentiva essas pessoas a realizar o descarte correto a não colocar no local errado”.
Já na quinta-feira (26), os membros da Coopcamate realizaram atividade de educação ambiental distribuindo material informativo aos usuários do trem. Eles também apresentaram exemplos de materiais recicláveis e de quanto tempo levam para se decompor no meio ambiente. A Coopcamate é uma cooperativa que atua na coleta seletiva, sendo responsável pela coleta de recicláveis nas estações da Trensurb em Canoas. Educador ambiental da Coopcamate, Alan Dias fala da importância de estar no ambiente das estações buscando conscientizar a população: “Trouxemos esses materiais para mostrar para as pessoas verem a importância de realizar o descarte correto, não só para ajudar a cooperativa mas também para ajudar o meio ambiente”.
Chefe do Setor de Responsabilidade Ambiental da Trensurb, Guilherme Campos afirma que a função social da estatal, enquanto empresa pública, vai além do transporte de pessoas. Ele destaca o compromisso da Trensurb com a sustentabilidade e afirma que a empresa “desempenha um papel fundamental na promoção de práticas ambientalmente responsáveis e no desenvolvimento de parcerias socioambientais que contribuem para a construção de uma comunidade mais sustentável”.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.