O Ministério da Economia divulgou, na quarta-feira (14), a 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest, instrumento de avaliação contínua das estatais federais, que verifica o cumprimento de diversos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. De um total de 55 empresas avaliadas, 28 receberam as certificações dos níveis 1 e 2, incluindo a Trensurb. A empresa metroviária obteve a nota de 9,05 – de um máximo de 10 –, sendo enquadrada no segundo quartil entre as avaliadas e, por isso, recebendo a certificação de nível 2.
Além da avaliação do cumprimento dos dispositivos legais, infralegais e de boas práticas aplicáveis às empresas, neste 6º ciclo do IG-Sest, foi ampliado o número de itens de diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que já haviam sido incluídas no ciclo anterior, inclusive em aspectos relacionados à promoção da equidade, da diversidade e da responsabilidade ambiental.
Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, o recebimento da certificação “é uma conquista da empresa no seu compromisso de ter um sistema de gestão o mais moderno possível. Isso coloca a Trensurb em uma excelente avaliação sob o prisma internacional”.
Indicador de Governança IG-Sest
A 6ª Certificação do Indicador de Governança IG-Sest avaliou 55 estatais, sendo 43 de controle direto e 12 subsidiárias. Dentre as estatais avaliadas, 14 foram classificadas no grau de governança de nível 1 e outras 14, no nível 2. As demais não receberam classificação.
As empresas classificadas nos níveis mais altos obtiveram notas de 8,06 a 10, calculadas conforme metodologia prevista no regulamento. Participaram da Comissão de Avaliação do IG-Sest, servidores da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e, como membros independentes, representantes da Brasil Bolsa Balcão (B3); da Fundação Dom Cabral (FDC); da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Universidade de Brasília (UnB).
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.
OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (19) TEM ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DE OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 25 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS
Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.