Nesta quarta-feira (8), a sede da Trensurb, em Porto Alegre, recebeu a Feira do Empreendedorismo do Programa Estação Educar. Desenvolvido pela Trensurb em parceria com o Senai-RS, o programa oferece anualmente aprendizagem profissional a 40 jovens membros de famílias de baixa renda. Na Feira, os aprendizes puderam colocar em prática o que foi trabalhado na sala de aula em relação a marketing e atendimento ao cliente, oferecendo aos empregados da Trensurb produtos alimentícios, como pizzas, sanduíches e doces.
“A atividade deles é fazer algum produto para que eles possam vender aqui, sendo avaliados em várias competências, como atendimento ao cliente, marketing e postura profissional”, afirma a instrutora do Senai-RS, Vanessa Peres. Conforme o também instrutor do curso, Diego Ribeiro, “os alunos entram bem crus em relação ao contexto profissional, então essa oportunidade que a Trensurb dá, juntamente com o Senai, é bem transformadora”. A respeito da evolução dos aprendizes ao longo do programa, Ribeiro declara: “Nós percebemos a construção que eles vão adquirindo desde quando eles entram nas turmas. Agora, eles já possuem outro perfil e outro tipo de postura, bem mais atrelado ao que o mercado de trabalho pede. Então, essas atividades que a Trensurb faz, de eles virem aqui e praticarem, faz com que eles levem um pouco mais a sério o curso e a missão que é dada pra eles”.
O Programa Estação Educar oferece anualmente aprendizagem profissional a 40 jovens de famílias de baixa renda por meio do curso de assistente administrativo, com duração de 800 horas-aula. As atividades do curso, desenvolvido na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, contemplam conteúdos como: rotinas de organização de documentos e atividades de apoio na área administrativa, organização de escritório, português aplicado, informática básica, comunicação e expressão, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e departamento de pessoal, legislação, estrutura organizacional, fundamentos básicos de logística e processos de compras. A Trensurb oferece, ainda, aos aprendizes: remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.
No momento, está em curso o processo seletivo para as turmas de 2024 do Programa.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.
OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (19) TEM ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DE OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 25 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS
Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.