Nesta quarta-feira (8), a sede da Trensurb, em Porto Alegre, recebeu a Feira do Empreendedorismo do Programa Estação Educar. Desenvolvido pela Trensurb em parceria com o Senai-RS, o programa oferece anualmente aprendizagem profissional a 40 jovens membros de famílias de baixa renda. Na Feira, os aprendizes puderam colocar em prática o que foi trabalhado na sala de aula em relação a marketing e atendimento ao cliente, oferecendo aos empregados da Trensurb produtos alimentícios, como pizzas, sanduíches e doces.
“A atividade deles é fazer algum produto para que eles possam vender aqui, sendo avaliados em várias competências, como atendimento ao cliente, marketing e postura profissional”, afirma a instrutora do Senai-RS, Vanessa Peres. Conforme o também instrutor do curso, Diego Ribeiro, “os alunos entram bem crus em relação ao contexto profissional, então essa oportunidade que a Trensurb dá, juntamente com o Senai, é bem transformadora”. A respeito da evolução dos aprendizes ao longo do programa, Ribeiro declara: “Nós percebemos a construção que eles vão adquirindo desde quando eles entram nas turmas. Agora, eles já possuem outro perfil e outro tipo de postura, bem mais atrelado ao que o mercado de trabalho pede. Então, essas atividades que a Trensurb faz, de eles virem aqui e praticarem, faz com que eles levem um pouco mais a sério o curso e a missão que é dada pra eles”.
O Programa Estação Educar oferece anualmente aprendizagem profissional a 40 jovens de famílias de baixa renda por meio do curso de assistente administrativo, com duração de 800 horas-aula. As atividades do curso, desenvolvido na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, contemplam conteúdos como: rotinas de organização de documentos e atividades de apoio na área administrativa, organização de escritório, português aplicado, informática básica, comunicação e expressão, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e departamento de pessoal, legislação, estrutura organizacional, fundamentos básicos de logística e processos de compras. A Trensurb oferece, ainda, aos aprendizes: remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.
No momento, está em curso o processo seletivo para as turmas de 2024 do Programa.
Estações da Trensurb recebem novas ações do projeto Help em setembro
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
Trensurb mantém operação integral em toda a linha após a Expointer e disponibiliza novas tabelas horárias
Novos horários estão disponíveis no site da empresa.
Trensurb integra campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher
Iniciativa do Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe tem como foco o enfrentamento à violência doméstica.
Trensurb registra recorde de passageiros no primeiro fim de semana da Expointer 2025
Na segunda-feira (1º), a Trensurb registrou mais um marco: mais de 100 mil pessoas foram transportadas em um único dia, o maior número de passageiros desde a enchente de 2024.