De 11 a 13 de setembro, no auditório da Trensurb, aconteceu o VIII Seminário Cidades em Trânsito – Inovações para mobilidade e transportes sobre trilhos. Em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube Escala Humana, o evento foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Seção Rio Grande do Sul (ABEMEC-RS), com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e MÚTUA-RS e apoio da Trensurb – que sediou o seminário –, Sinaleiro, Digicon e Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC).
Durante os três dias de evento – que contou com palestras, debates, concurso de pôsteres e minicursos – especialistas debateram soluções para os desafios da mobilidade, incluindo acessibilidade, transporte sustentável, inovações tecnológicas e respostas a crises, como a recente tragédia climática enfrentada Rio Grande do Sul.
O diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, foi um dos palestrantes e compartilhou suas experiências sobre os desafios enfrentados pela empresa após as enchentes que afetaram o estado. Fagundes destacou a gravidade da situação, com alagamento no pátio da Trensurb e perda total em três estações. Ele também abordou o que considera uma falta de equidade nas críticas recebidas pela empresa em comparação com outras companhias, destacando que a Trensurb retomou as operações, em caráter emergencial com a operação Trilhos Humanitários, em cinco municípios já no final de maio, mesmo mês da inundação.
Fagundes enfatizou as decisões estratégicas tomadas durante a crise, como a desenergização da subestação Farrapos e o recolhimento dos trens para a via elevada em Novo Hamburgo, afirmando que essas medidas foram cruciais para preservar a infraestrutura e os empregos da empresa. "Essa foi uma decisão que salvou nosso futuro e nossos empregos", ressaltou o diretor-presidente.
Vanessa Fraga da Rocha, diretora de Administração e Finanças da Trensurb, também participou do evento, abordando a operação emergencial da Trensurb, chamada "Trilhos Humanitários". Ela destacou a importância social da iniciativa, que incluiu a retomada das operações em tempo recorde e a isenção de tarifa nos primeiros 45 dias após as enchentes, além da contratação emergencial de ônibus para atender usuários que precisam se deslocar até Porto Alegre. "O mais importante é o papel social que a Trensurb, como empresa pública, prestou nesse período", afirmou Vanessa.
O engenheiro mecânico Gustavo Gottert Knies, metroviário da Trensurb, também participou do evento, proferindo a palestra “Expansão do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana".
O Seminário Cidades em Trânsito reafirmou sua importância como um espaço de troca de conhecimentos e debates sobre inovações na mobilidade urbana, destacando a relevância de uma abordagem integrada e humanizada para enfrentar os desafios do setor. Com o apoio de entidades públicas e privadas, o evento mostrou que a busca por soluções sustentáveis e inclusivas é essencial para o futuro das cidades e para garantir um transporte de qualidade para todos. As discussões e iniciativas apresentadas reforçam a necessidade de colaboração entre diferentes setores e da aplicação de tecnologias avançadas para transformar a mobilidade urbana em um pilar de desenvolvimento social e econômico.
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.