Nesta semana, a Trensurb recebeu visita das turmas do Programa Estação Educar 2023. Promovido em parceria com o Senai-RS, o Programa proporciona aprendizagem profissional por meio do curso de assistente administrativo, anualmente, para 40 jovens membros de famílias de baixa renda. Além de participarem do curso com 800 horas-aula, no Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, os jovens recebem da Trensurb remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.
Na visita realizada na segunda-feira (15), os aprendizes dividiram-se por turnos, em duas turmas, com 18 deles visitando durante o período da manhã e 20 à tarde. Na ocasião, conheceram a sede da Trensurb, o Centro de Controle Operacional, o estacionamento das composições e o interior da cabine de um trem série 100. Além disso, os jovens aprenderam sobre a estrutura da Trensurb, o trabalho da Comissão de Ética e conheceram também o arquivo técnico da empresa.
Professora do Senai-RS e instrutora do Programa Estação Educar, Mariana Damin acredita que a parceria e o apoio dos profissionais da Trensurb são de extrema importância, tendo impacto direto no trabalho feito dentro das salas de aula. “Acredito que quando escola e empresa estão unidas no mesmo propósito, o resultado com a aprendizagem dos alunos é muito mais efetivo, pois eles conseguem perceber que tudo aquilo que é ensinado e cobrado em sala de aula é realmente o mesmo que o mercado de trabalho exigirá deles e que isso tudo tem como objetivo o crescimento profissional e preparação para o trabalho”, comenta.
“Visitar a empresa e poder saber mais sobre ela é um momento muito significativo na vida dos aprendizes. É notório o brilho no olhar de cada um ao percorrer e conhecer mais a fundo os espaços da empresa e o trabalho que cada setor desempenha. Eles se sentem orgulhosos de pertencer e isso os aproxima mais da realidade do mercado de trabalho”, conclui a professora.
Para saber mais sobre o Programa Estação Educar, clique aqui.
EM AGOSTO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER ALTERAM OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (2)
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 22 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.