A Trensurb promoveu, na tarde desta quinta-feira (16), a retomada da operação comercial do A200, veículo da linha metrô-aeroporto do aeromóvel que tem capacidade para 300 passageiros e passou por processo de atualização tecnológica. Por volta das 16h, o veículo revitalizado fez sua viagem inaugural e, após, seguiu circulando na linha que conecta a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal de Passageiros do Salgado Filho. Estiveram presentes na viagem inaugural o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, o diretor de Operações, Nélson Lídio Nunes, o diretor de Administração e Finanças, Geraldo Luis Felippe, gestores e empregados da estatal, além do CEO da Aeromovel Brasil, Marcus Coester, e representantes da empresa.
“É um compromisso nosso de manter a empresa funcionando em toda a sua extensão”, afirma o diretor-presidente Pedro Bisch Neto, que completa: “Esta aqui é uma parcela muito importante da nossa rede, nos liga com o aeroporto, é um sistema diferenciado e que estava com um veículo há cinco anos parado, que nós investimos o necessário para colocar em funcionamento em um novo patamar tecnológico”.
As melhorias no A200 foram efetuadas pela Aeromovel Brasil, empresa integrante do Grupo Coester, detentora da tecnologia, em sua sede no município de São Leopoldo. O processo, ocorrido entre março e outubro de 2022, incluiu atualização tecnológica, manutenção e substituição de materiais e componentes, melhorias estéticas e de acabamento. O contrato firmado pela Trensurb com o prestador de serviço tem o valor de R$ 2,29 milhões e inclui também 12 meses de operação assistida, período durante o qual profissionais da Aeromovel Brasil irão acompanhar a operação do veículo e prestar assistência à Trensurb quando necessário.
Para o diretor de Operações da Trensurb, Nélson Lídio Nunes, a revitalização do veículo “dá maior conforto ao nosso usuário, esse é o grande objetivo que nós trabalhamos, e também, no caso de qualquer problema em um dos equipamentos, teremos o outro equipamento funcionando. Com isso, dá também uma segurança para o usuário, ou seja, ele sabe que vai chegar à estação e vai ao aeroporto através do nosso sistema aeromóvel, que é realmente um equipamento não poluente e que economiza uma série de viagens que teriam que ser completadas a pé ou mesmo feitas em veículos que poluem o ar”.
Os trabalhos executados pela Aeromovel Brasil incluíram melhorias na suspensão, placas de propulsão, sistema de portas e freios, além da repintura da carroceria e assentos, substituição de janelas e instalação de um novo revestimento do piso, bem como revisão de componentes dos sistemas em geral. Após o retorno do veículo à linha metrô-aeroporto, em outubro, o A200 passou por montagens finais, comissionamento, testes e ajustes. Além disso, foi necessária a execução de melhorias na infraestrutura elétrica da via para garantir a segurança e estabilidade do sistema durante a circulação do veículo.
A linha do aeromóvel operada pela Trensurb liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho em um trajeto de 814 metros percorrido em dois minutos e 30 segundos. Ela conta também com o veículo A100, com capacidade para 150 passageiros.
TRENSURB COMPLETA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO
Em 25 de abril de 1980, a empresa foi formalmente criada em assembleia geral de constituição após autorização, por decreto, do governo federal. Linha metroferroviária foi inaugurada em 1985.
TRENSURB DIVULGA EDITAL PARA NOVO CONCURSO PÚBLICO
Processo seletivo prevê provimento de 64 vagas, além de formação de cadastro reserva para 35 ocupações diferentes.
TRENSURB PREPARA REFORÇO NA MOBILIDADE PARA ATENDER DEMANDA DE PASSAGEIROS AO TÉRMINO DO GRE-NAL
Na noite de sábado (19), Trensurb disponibilizará ônibus, conforme demanda, transportando torcedores da Estação Anchieta diretamente até Mathias Velho, das 23h30 até a 0h15.
TRENSURB PROJETA RECONSTRUÇÃO DA VIA PERMANENTE SOBRE PONTE DO RIO GRAVATAÍ EM TRÊS DIAS
O próximo feriado possibilitará que a obra neste trecho seja realizada em sua totalidade, para isso serão necessárias alterações na operação.