Notícias

Trensurb transporta 775 mil passageiros durante a Expointer

Com redução de intervalo entre trens, operação em todas as estações em horário integral, além de demanda gerada pela feira, fluxo de passageiros cresceu 15,5% nos dias úteis e 194,5% nos finais de semana.
09/09/2025
Historicamente, o período de realização da Expointer é de intenso fluxo no metrô operado pela Trensurb, uma das principais opções de deslocamento até o Parque de Exposições Assis Brasil, que sedia a feira. Durante os nove dias da 48ª edição, de 30 de agosto a 7 de setembro, 775.361 passageiros utilizaram o sistema metroviário. Isso corresponde a um acréscimo de 313.596 (ou 67,9%) em relação ao número de usuários transportados na Expointer 2024 (461.765). Vale lembrar que, durante a edição do ano passado, devido aos impactos da enchente, os trens funcionavam somente entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com o restante do trajeto sendo completado por ônibus gratuitos oferecidos pela Trensurb.

Para a Expointer 2025, a empresa retomou o funcionamento do metrô em horário integral em todas as estações, após acelerar o ritmo das obras de reconstrução da via férrea e avançar na recuperação de sistemas de energia e sinalização. Além disso, reduziu os intervalos entre viagens nos momentos de maior fluxo e também nos finais de semana. Também promoveu reforços no efetivo e plantões de manutenção na Estação Esteio, localizada ao lado do Parque Assis Brasil.

Durante a feira, a média de usuários transportados por dia útil chegou a 96.526, um incremento de 15,5% em relação à média por dia útil do período de maio a agosto (83.582). Nos finais de semana, o acréscimo chegou a 194,5% – foram 73.183 passageiros por dia nos finais de semana de Expointer, enquanto, de maio a agosto, haviam sido 24.850.

Nos dias 1º, 2 e 5 de setembro a Trensurb ultrapassou a marca de 100 mil usuários transportados em um único dia. Foram as primeiras vezes em que esse número foi superado desde a enchente de 2024. O dia de maior fluxo no metrô desde a cheia foi a última terça-feira (2), com 104.826 embarques.

Para o diretor-presidente Nazur Garcia, a Trensurb se mostrou mais uma vez essencial para garantir o acesso da população a um dos principais eventos de relevância econômica e cultural para o Rio Grande do Sul. "Mais do que um aumento na demanda, o que vimos nas últimas duas semanas é um indicativo concreto do potencial do sistema de transporte metroviário. Esse resultado vem exatamente ao encontro do que esperamos e projetamos para além do período da Expointer: que o usuário volte a fazer do trem parte da sua rotina diária”.

O Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .