Em parceria com a Trensurb, o sistema TEU está lançando uma inovação significativa na forma de pagamento de passagens para seus usuários que utilizam o metrô. A partir desta terça-feira (31), os passageiros poderão pagar suas passagens nas catracas do TEU de forma rápida e conveniente usando um QR code gerado no aplicativo de celular KIM. Esse novo método de pagamento torna o processo completamente digital, eliminando a necessidade de cartões físicos do TEU e dinheiro. A cerimônia que marcará o início do serviço será às 11h, na Estação Mercado, com a presença dos diretores do TEU e da Trensurb.
A nova modalidade de pagamento estará disponível para todos usuários da Trensurb que baixarem o KIM, aplicativo de celular oficial de vendas de créditos do TEU. Para fazer o pagamento, basta o passageiro acessar o aplicativo KIM no celular, recarregar o cartão virtual, gerar um QR code e selecionar na tela do validador do TEU a opção de pagamento por meio deste dispositivo, apontando o smartphone para a câmera do validador. Atualmente, cerca de 1 milhão de passageiros utilizam mensalmente o sistema TEU de pagamento para o deslocamento na Trensurb.
“Assumimos a diretoria da Trensurb com a intenção de fomentar o acesso à mobilidade. Disponibilizar diferentes formas de pagamento é um avanço nessa direção. Uma demanda antiga. A instalação de terminais de autoatendimento do TEU! nas estações Mercado e Sapucaia já foi positiva. Agora, o acesso com QR Code pelo aplicativo me deixa bem satisfeito e mostra o compromisso com os usuários. Representa mais facilidade, agilidade e modernidade”, destaca o diretor-presidente da Trensurb, Fernando Marroni.
“Cada vez mais os usuários estão procurando formas de pagamento em que não seja necessário o uso de cédulas de dinheiro. O novo serviço está sendo lançado justamente para atender tal demanda e facilitar a vida de quem utiliza esse transporte. Vai permitir que o pagamento seja feito com rapidez e segurança, de forma prática”, avalia Erico Michels, diretor do TEU Consórcio Gestor.
Passo a passo
Para fazer o pagamento na nova modalidade, basta o usuário ter instalado no celular o aplicativo KIM, disponível para download gratuito na Apple Store e na Google Play, e criar uma conta na ferramenta. É necessário somente o uso do smartphone, sem precisar do cartão ou de cédulas de dinheiro. Dentro da aba do cartão TEU deve escolher a opção “QR Code Transporte”, realizar o pagamento da recarga do seu cartão virtual no aplicativo através de Pix, com valor entre R$ 4,50 e R$ 300,00. Depois da recarga feita no cartão, o usuário precisa gerar um QR code, que tem validade de uma hora. Para passar na catraca do TEU nas estações, basta selecionar na tela do validador a opção de pagar com o QR Code e mostrar o código gerado pelo celular na câmera do validador.
Pix nas bilheterias das estações
Na última semana, a Trensurb concluiu a implantação do pagamento de passagens do metrô por meio de Pix, agora disponível nas bilheterias de todas as estações. A nova funcionalidade pode ser utilizada para a compra de passagens unitárias e também de créditos para os cartões SIM Passagem Antecipada e SIM Múltiplo, sem qualquer taxa adicional. O pagamento é feito pelo usuário a partir da leitura de um QR code impresso na hora. Por isso, a Trensurb orienta que o usuário chegue à bilheteria com o aplicativo do seu banco já aberto, buscando agilizar o atendimento. Os testes com pagamento por Pix começaram pelas bilheterias da Estação Mercado, em setembro. Ao longo deste mês, a facilidade foi disponibilizada nas demais estações da Trensurb.
REUNIÃO ENTRE TRENSURB E SEAPA ALINHA OPERAÇÃO DE TRANSPORTE PARA A EXPOINTER 2025
Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de visitantes durante a feira.
TRENSURB TEM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA GRÊMIO E ALIANZA
Circulação de trens no trajeto completo será estendida até as 21h nesta quarta-feira (23). A partir das 21h, trens operam somente no trecho Mathias Velho - Novo Hamburgo, com viagem complementada por ônibus gratuito até o Centro de Porto Alegre.
OPERAÇÃO DA TRENSURB NO SÁBADO (19) TEM ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DE OBRAS PARA GARANTIR TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL NA EXPOINTER
Devido a trabalhos na via, intervalos entre viagens serão de 25 minutos ao longo do dia. Durante a feira, circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus.
TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS
Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.