Na Trensurb, a governança corporativa é exercida pela Assembleia Geral, Conselhos de Administração e Fiscal, Comitês de Auditoria e Elegibilidade, Auditoria Interna, Ouvidoria, Presidência e Diretoria, conforme organograma.
Com o objetivo de dar mais transparência às ações da empresa foram aprovadas as Políticas de Divulgação de Informações Relevantes, de Transações com Partes Relacionadas, de Porta-Vozes e de Gestão de Riscos, além da Metodologia de Gestão de Riscos. Além dos instrumentos citados acima, foi aprovado o Regulamento Interno de Licitações e Contratos, que estabelece as regras do processo de aquisições e contratações.
A Ouvidoria, por sua vez, tem um papel fundamental para o efetivo exercício da atuação transparente, mantendo o serviço de atendimento às denúncias, reclamações, elogios, comentários e sugestões dos usuários e cidadãos, analisando-os e propondo soluções visando o aprimoramento do processo de prestação do serviço público, sempre mantendo sigilo dos manifestantes quando solicitado.
Para cumprir os mecanismos de controles e gerenciamento de riscos, a Trensurb utiliza-se de estruturas regimentais como Auditoria Interna, Comitê de Auditoria Estatutário e Comitê de Riscos. As atividades de controle são realizadas por meio de políticas e procedimentos estabelecidos e executados para mitigar os riscos estratégicos. As atividades de controle estão distribuídas por toda a organização, em todos os níveis e funções, contemplando controles preventivos e detectivos, como procedimentos de autorização e aprovação, segregação de funções, verificações, revisões de desempenho, avaliação de processos e de atividades, entre outros.
A estrutura e a forma de funcionamento do sistema de gerenciamento de riscos foram definidas na Metodologia de Gestão de Riscos, que estabelece a sua implementação, manutenção, monitoramento e revisão do processo de gestão de riscos, exercida de forma compartilhada entre Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Comitê de Riscos, Área de Gestão de Riscos, Gestor de Risco e empregados.
A transparência e o acesso à informação são cumpridos na sua integralidade, de acordo com a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/09), e, mais recentemente, a Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527/11), possuindo todas a informações obrigatórias disponibilizadas no sítio da Trensurb. Sendo de cumprimento obrigatório para todos os entes governamentais, garante-se ao cidadão o direito amplo a qualquer documento ou informação produzidas pelo Estado, que não tenham caráter pessoal e não estejam protegidos por sigilo.
As 15 novas composições de quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa (formado por Alstom e CAF), têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED e sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas. A primeira foi entregue no pátio da Trensurb em 29 de maio de 2014 e a décima-quinta em 14 de janeiro de 2015.
Dados básicos do contrato
Data de assinatura do contrato com o Consórcio FrotaPoa: 26/11/2012
Valor global do contrato: R$ 243,75 milhões
Principais características dos veículos
Ar condicionado automático para controle de temperatura.
Informações ao usuário: sistemas auditivo e visual automáticos, indicando a próxima estação, lado de abertura de portas, estação de chegada.
25 câmeras internas e externas: 4 câmeras por carro, 2 frontais (frente e ré), 1 por cabine, 1 para o pantógrafo e 2 câmeras retrovisoras laterais para controle das plataformas.
Maior largura das portas agilizando a circulação de entrada e saída dos passageiros [a dimensão da porta é de 1,61 x 1,90].
Truques com freio a disco, pastilhas e com ABS - controle de frenagem para evitar o “calo” (travamento das rodas).
Sistemas de tração com regeneração de energia na frenagem - mais econômicos, consumindo menos energia de tração - em torno de 30 a 40 %.
Sistema de segurança e controle da velocidade (ATC) com redundância, que caso de avaria usa o conjunto reserva para continuar a operação dos trens.
Controle com indicação de falhas em monitores Touch Screen, orientando os pilotos e manutenção, gerando ações adequadas na solução dos eventos e melhor informação.
Menor nível de ruído interno para maior conforto ao usuário.
Facilidade de circulação entre carros com uso do gangway (passagem livre entre os carros).
Espaço para dois cadeirantes nos carros extremos e bancos para obesos.
Bancos longitudinais para melhor circulação.
Piso antiderrapante.
Comunicação de emergência do usuário com o operador.
Carro reboque com suporte para cinco bicicletas.
Iluminação interna por lâmpadas LED.
Sistema de detecção de incêndio no salão com foco automático na câmera mais próxima.
Atenção!
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