Nesta quarta-feira (10), a Estação Mercado da Trensurb recebeu uma feira de artesanato indígena, atividade alusiva ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. A proposta foi dar visibilidade à diversidade dos povos originários e valorizar as etnias nativas do Rio Grande do Sul. Dois estandes de representantes da etnia Kaingang expuseram pulseiras, colares, cestos e diversos outros artigos feitos à mão com materiais como sementes, penas e miçangas.
Uma das artesãs, Rosa Valdirene Riveira, comenta a importância da ação: “Eu gostei muito dessa oportunidade. Temos que mostrar que resistimos todos os dias, porque tem muita gente que fala que esse não é o nosso lugar, mas é sim. Onde quisermos colocar nosso artesanato, nós vamos colocar. Chegamos aqui primeiro e vamos batalhar para continuar aqui”. Responsável por um dos estandes, a artesã Teresinha Loureiro também falou de sua satisfação em expor seu trabalho no metrô: “Eu gostei de expor meus artesanatos aqui, fazia tempo que eu não colocava em um lugar com tanta gente e isso é importante, porque assim mais pessoas podem conhecer o meu trabalho”.
Originalmente, estava prevista a participação também de representantes das etnias Guarani e Charrua, porém eles não puderam comparecer à atividade.
TRENSURB RETOMA EM 24 DE DEZEMBRO OPERAÇÃO ATÉ A ESTAÇÃO MERCADO
A empresa volta a operar com trens o trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado e celebra passo significativo para restabelecimento da operação dos trens até o Centro de Porto Alegre.
TRENSURB CELEBRA FORMATURA DE APRENDIZES DO ESTAÇÃO EDUCAR 2024
Programa de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS oferece, anualmente, curso de assistente administrativo a jovens de famílias de baixa renda.
TRENSURB REALIZA VIAGEM EM RITMO DE SAMBA
Domingo (8) foi dia de mais uma edição do Samba no Trem, com a participação do Samba do Irajá.
TRENSURB DIVULGA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO PARA O ESTAÇÃO EDUCAR 2025
Realizado em parceria com Senai-RS, programa de aprendizagem profissional oferece 40 vagas a jovens de famílias de baixa renda.