Na tarde desta sexta-feira (15), a Trensurb realizou mais uma ação do projeto Livros Livres, desta vez, comemorando o aniversário de 15 anos do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca do metrô. Na ocasião, 150 exemplares de títulos variados foram deixados nos assentos de dois trens que partiam da Estação Mercado.
Solini Elen, de 39 anos, embarcou em um dos trens contemplados pela ação e elogiou a iniciativa da Trensurb: “Eu, como jornalista, acho muito legal, acho que todo mundo tem que ler bastante porque a leitura muda o mundo, muda a perspectiva das pessoas de vida e a gente sai do senso comum né, e isso é muito legal”. A usuária do metrô Elisandra, 47, também aprovou a atividade: “Eu achei muito importante, porque incentiva o hábito de leitura que hoje em dia as pessoas não têm mais”.
O Espaço Multicultural foi inaugurado em 15 de dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô. Em março de 2019, foi criada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Ambas as unidades oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. O acervo, ampliado somente por meio de doações, conta com 12,3 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil sócios. Desde a inauguração, já foram mais de 80 mil empréstimos de livros.
Titular da Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb – área da empresa responsável pela gestão da biblioteca –, Leonardo Marion afirma que os 15 anos do EMLsT representam um marco nas ações culturais e de democratização da leitura promovidas pela empresa metroviária. “Estamos completando 15 anos de atividades, promovendo o incentivo à leitura e o acesso gratuito a um acervo de qualidade, além de outras atividades que o Espaço Multicultural vem proporcionando à comunidade ao longo dos anos, incluindo exposições, oficinas e apresentações artísticas”, declara. Ele também faz um agradecimento aos associados, instituições parceiras e amigos da biblioteca que contribuem com doações para ampliação do acervo.
Para retirar livros gratuitamente no EMLsT, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Foto: Roberta Plettes/Trensurb
ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM NOVAS AÇÕES DO PROJETO HELP EM ABRIL
Atividades acontecem aos sábados, das 10h às 12h, contando com dinâmicas e espaço de acolhimento para pessoas em vulnerabilidade emocional.
TRENSURB É CERTIFICADA POR USO DE ENERGIA DE FONTES RENOVÁVEIS
Além de benefícios ambientais, migração da empresa ao mercado de contratação livre de energia elétrica gerou economia de R$ 2,15 milhões somente nos últimos cinco meses de 2024.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS
Realizada com os cartões SIM e TRI, integração entre metrô operado pela Trensurb e coletivos da capital passa a ter valor de R$ 8,55 a partir desta semana.
SAMBA NO TREM LEVA A ALEGRIA DA MÚSICA À ESTAÇÃO MATHIAS VELHO E COMEMORA OS 40 ANOS DO METRÔ
Projeto cultural promove rodas de samba na última quinta-feira de cada mês em uma estação da Trensurb. Em abril, ação acontece na Estação Novo Hamburgo.