A Trensurb informa que a circulação dos trens segue suspensa por tempo indeterminado. A empresa esclarece que apenas após o recuo das águas da enchente será possível realizar uma avaliação da extensão dos prejuízos causados e quais serão as intervenções necessárias à retomada da operação do metrô. No entanto, técnicos da estatal já trabalham no sentido de viabilizar a circulação segura dos trens quando possível.
No momento, a sede da empresa está alagada, impossibilitando atividades de controle operacional, manutenção e administrativas. Os trens também tiveram que ser recolhidos e estacionados ao longo de locais seguros da linha do metrô - que também tem pontos de alagamento. Há ainda danos na via férrea e nos sistemas de sinalização da via, cuja função é garantir a circulação segura das composições, que ainda terão que ser analisados e corrigidos. Os sistemas de tecnologia da informação da empresa também foram afetados, bem como as subestações de energia, que alimentam a tração dos trens e, no momento, estão alagadas. As águas da cheia impossibilitam ainda o acesso a algumas estações, cujos arredores estão inundados. Por fim, diversos empregados e estagiários da Trensurb e de empresas contratadas foram afetados pelas enchentes, tiveram prejuízos materiais e/ou precisaram deixar suas residências.
A empresa manifesta sua solidariedade a todos aqueles afetados pela catástrofe climática no estado, em especial às famílias de trabalhadores da Trensurb. Buscando divulgar as formas de auxílio a essas pessoas, a empresa lançou a campanha Trensurb Abraça. Além disso, está arrecadando donativos para as vítimas das enchentes.
TRENSURB AVANÇA EM OBRA ESSENCIAL NA VIA FÉRREA PARA RESTABELECER VELOCIDADE NORMAL DOS TRENS
Renovação completa de trecho, junto com a recuperação da sinalização e das subestações, eliminará restrições de velocidade e permitirá redução do tempo de viagens.
TRENSURB ASSEGURA OPERAÇÃO DE TRENS EM HORÁRIO INTEGRAL EM TODAS AS ESTAÇÕES PARA MELHOR ATENDER O PÚBLICO DA EXPOINTER
Durante a feira, a circulação dos trens acontecerá das 5h às 23h, em todas as estações, sem a necessidade de transbordo para ônibus. Para isso, nos próximos três sábados, a operação do metrô passa por alterações em virtude de trabalhos na via.
EM JULHO, ESTAÇÕES DA TRENSURB RECEBEM FEIRAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Atividades em parceria com administrações municipais ocorrem em estações das seis cidades atendidas pelo metrô.
REAJUSTE DAS TARIFAS DE ÔNIBUS ALTERA VALOR DA INTEGRAÇÃO METRÔ-ÔNIBUS EM CANOAS
Realizada com o cartão TEU, integração entre metrô operado pela Trensurb e ônibus integrados da Transcal em Canoas passa a ter valor de R$ 11,15 a partir de sábado (5).